CPA-1/8º BPM – Curso de Formação de Cabos- Polo Nova Andradina recebe palestra sobre monitoração eletrônica

Nova Andradina (MS) – Os alunos do CFC 2018 – Polo Nova Andradina, em sua aula inaugural, tiveram a oportunidade de conhecer e adquirir novos conhecimentos sobre a monitoração eletrônica de custodiados.

A palestra foi realizada pelo Promotor de Justiça de Nova Andradina, Fabricio Secafen Mingati, com o apoio da Agepen e contou com a presença do Comandante do CPA 1, Coronel Givaldo Mendes de Oliveira, do Vice Prefeito de Nova Andradina Newton Luiz (nenão) e ainda com os comandantes das sub unidades pertencentes ao 8º BPM.

Alunos tiveram contato com o equipamento utilizado pela Agepen MS.
Durante a explanação, o promotor demonstrou as vantagens da monitoração eletrônica para o Estado e as condições necessárias para que o custodiado passe a fazer uso do equipamento.

O referido monitoramento é uma forma de fiscalização ou vigilância de presos, que geralmente ocorre por meio de tornozeleiras ou pulseiras eletrônicas, que permitem que as autoridades responsáveis fiscalizem o cumprimento da pena a distância.

A mencionada norma estabelece que o procedimento pode ser autorizado para o caso de saída temporária de presos que cumprem pena no regime semiaberto, para os que estão em regime domiciliar e também determina os cuidados que devem ter com os equipamentos, bem como os deveres a serem cumpridos.

Caso o preso viole os deveres estabelecidos para o uso das tornozeleiras, poderá ser punido com a regressão de regime, revogação das autorizações de saídas temporárias ou da prisão domiciliar e advertência.

Coordenador do CFC Nova Andradina, Capitão Vieira com o Comandante do CPA 1 , Coronel Givaldo, juntamente com o palestrante.

Os agentes do Estabelecimento Penal de Nova Andradina demonstraram aos alunos os equipamentos que se fixam nos custodiados e como se dá seu acionamento, bem como funciona a fiscalização e monitoração em tempo integral da tornozeleira.

A palestra serve como complemento das aulas do Curso de Formação de Cabos, que busca implementar novos conhecimentos e reforçar procedimentos padrões aos policiais, para que ofereçam um serviço mais qualificado à sociedade.

Assessoria de Comunicação Social do 8º BPM
“O Guardião do Vale do Ivinhema”