Mês de março é marcado pela formação em cursos de diversos níveis dentro da corporação

Campo Grande (MS) — O mês de março, para a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, está marcado pela conclusão, formação e aperfeiçoamento de diversas praças e oficiais da instituição.

O cronograma de formaturas dos cursos da PMMS prevê eventos nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Nova Andradina e Corumbá.

Na segunda-feira, dia 05 de março, foram formados na capital duzentos e dez novos cabos Centro Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP) oferecido a soldados pertencentes à corporação.

Confira os cursos com conclusão nos próximos dias:

► Curso de Formação de Cabos (CFC): ofertado aos soldados da PM, o curso é voltado para capacitá-los a desempenhar funções próprias da graduação de Cabo PM dentro do contexto exigido pela instituição, contando com atividades teóricas e práticas, estágio supervisionado e outras, criando condições para que o Soldado PM adquira conhecimentos e desenvolva habilidades técnicas e cognitivas que fortaleçam atitudes pessoais e profissionais.

► Curso de Formação de Sargentos (CFS): destinado aos cabos da Polícia militar que preencham os requisitos do edital, visando torná-los aptos a serem promovidos à Graduação de 3º Sargento, na qual exercerão a atividade- fim, sendo auxiliar dos oficiais em educação, instrução, disciplina e administração, angariando a confiança dos seus chefes e a estima e o respeito dos seus subordinados.

► Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO): destinado a atender oficiais intermediários da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e Corporações Coirmãs. Trata-se de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Policiais e Gestão em Segurança Pública desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e é requisito para a promoção ao posto Major. Tem como objetivo preparar capitães de forma teórica e prática para atuar em diferentes níveis e funções da administração pública militar. A turma 2018 possui 29 capitães da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, 03 capitães da Polícia Militar do Paraná e 7 capitães do Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul.

►Curso Superior de Polícia (CSP): destina-se a atender policiais militares pertencentes ao círculo de oficiais superiores do posto de tenente-coronel através de Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento, Inteligência e Liderança na Segurança Pública, também realizada em parceria com a UEMS, e tem como objetivo capacitar, atualizar e ampliar os conhecimentos estratégicos e administrativos dos oficiais superiores (tenentes-coronéis) da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul e outras Corporações Militares Estaduais Coirmãs, indispensáveis ao planejamento e a ação Militar Estadual para o exercício das funções de comando, chefia e liderança, ficando estes qualificados à promoção a Coronel e a exercerem as funções de Alto Comando da PMMS. A turma CSP/2018 é composta por 40 tenentes-coronéis da PMMS.

Os Cursos de Formação de Cabos foram realizados nos pólos de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Nova Andradina e Corumbá totaliza quatrocentos e trinta alunos, já o Cursos de Formação de Sargentos estão sendo realizados nos pólos de Campo Grande e Dourados soma trezentos e nove alunos.

O Comandante-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel PM Waldir Ribeiro Acosta procura participar de todos os eventos de formatura de policiais militares e atribui a realização dos cursos ao trabalho conjunto da Polícia Militar, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e Governo do Estado, ressaltando a enorme importância de aprimoramento constante da tropa através do oferecimento de cursos que permitem também a regularização da ascensão funcional da tropa, de forma a possibilitar a promoção na carreira policial militar.

“Quero parabenizar todos os formandos dos cursos da PMMS e agradecer ao Secretário de Justiça e Segurança Pública e, em especial, ao governador Reinaldo Azambuja por ter entendido a importância destes para o aprimoramento profissional do efetivo da PMMS, pois não hesitou em autorizar a realização dos cursos que colocou em dia em dia todos os cursos da PMMS, em especial do quadro de praças. Cabendo registrar que de fevereiro de 2015, até a presente data, foram mais de 3.000 (três mil) policiais militares formados, aperfeiçoados ou habilitados”, enfatiza o Comandante-Geral, coronel Waldir Ribeiro Acosta.

Confira a agenda de formaturas dos cursos da PMMS:

DATA CURSO LOCAL
05/03 CFC Campo Grande
12/03 CFC Dourados (manhã)
12/03 CFC Ponta Porã (tarde)
14/03 CFC Três Lagoas
13/03 CFC Nova Andradina
16/03 CFC Corumbá (tarde)
16/03 CFS Campo Grande (manhã)
23/03 CFS Dourados
28/03 CSP Campo Grande