Polícia Militar realiza solenidade de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO

Campo Grande (MS) – A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul,  realizou na manhã desta sexta-feira (13/04), a solenidade de formatura de 39 capitães que concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO 2016/2018, turma que leva o nome do ex-comandante-geral coronel Geraldo Garcia Orti “In Memoriam”, a solenidade ocorreu no plenário do Tribunal de Contas do Estado.

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO é curso destinado a capitães, como pré-requisito para habilitação à ascensão ao oficialato superior, promoção a major e, posteriormente, a tenente-coronel, aperfeiçoando o oficial também para o exercício das funções de estado-maior e ao planejamento das missões legais atribuídas à corporação.

O CAO 2016/2018 foi composto por 29 capitães da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, 03 capitães da Polícia Militar do Paraná e 07 capitães do Corpo de Bombeiros Militar de nosso estado.

Os três primeiros colocados do curso CAO que receberam seus respectivos certificados foram: 1ª colocada, capitã Kátia Souza Santos, 2ª colocada, capitã Jucilene Sales da Silva Matos e 3º colocado, capitão Rodolfo Kredens Silva.

O Comandante-Geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta, falou aos formandos da importância do aprimoramento para a ascensão ao oficialato superior que vem contribuir com a Segurança Pública do Estado e felicitou a todos os capitães pela conclusão do curso, principalmente as mulheres que ocuparam as primeiras colocações do curso e a cada dia mais têm ocupado lugar de destaque na corporação.  “O CAO se faz necessário para o aperfeiçoamento dos capitães, beneficiando não só toda a instituição, mas essencialmente a Segurança Pública e toda a população com projetos e novas ideias nas unidades operacionais, contribuindo com a segurança em nosso Estado. Quero parabenizar a todos os formandos que se dedicaram para concluir o curso de forma honrada e exemplar”, O coronel PM Waldir prestou seus sentimentos ao Sgt PM Ronaldo do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) que faleceu na data de hoje em um acidente de viatura.

O Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira não economizou nas palavras, tendo elogiado a participação feminina na corporação e nas primeiras colocações, felicitou a todos os formandos, utilizando a oportunidade do pronunciamento para lembrar de suas raízes, parabenizar colegas que conheceu no início da carreira, agradecendo ao governador pela oportunidade de ocupar a posição de Secretário de Justiça. Citou a parceria do Comandante-Geral nos projetos de segurança pública e prestou também seus sentimentos ao falecido Sgt PM Ronaldo que pertencia ao DOF.

O Governador do Estado, Reinaldo Azambuja foi breve em seu pronunciamento, ressaltando as dificuldades vencidas ao longo de sua gestão que foram superadas sem que a segurança pública fosse comprometida, e dos avanços em relação à formação de policiais, promoções e estabilidade. Ele também cumprimentou familiares do falecido Coronel Geraldo Garcia Orti e do Sargento Ronaldo que sofreu uma fatalidade na data de hoje.

Participaram da cerimônia o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, o secretário da SEJUSP, Antônio Carlos Videira, o comandante-geral da PMMS, coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Joilson Alves do Amaral, representando o comandante-geral da PMPR, o coronel PM Mauro Celso Monteiro, Diretor de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar do Paraná, o Chefe do Estado-Maior-Geral da PMMS, coronel PM Paulo Rogério de Carvalho, o Comandante da Academia da PMMS, coronel PM Cláudio Roberto Monteiro Ayres, o  Secretário Executivo da FAPEMS, André Mazini, representando o Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Doutor Fábio Edir dos Santos Costa, entre outras autoridades.

Confira abaixo nossa galeria de imagens: 

Assessoria de Comunicação Social da PMMS