PROERD

PROERD

PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles (E.U.A), com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças, tendo sido adaptado para a nossa realidade e hoje administrado pelo Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG) através da Câmara Técnica do PROERD.

Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros, ao final do quê, são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a ser um vetor de difusão dos conhecimentos adquiridos. Além de manter nossas crianças longe das drogas, com o PROERD, a Policia Militar tem a possibilidade de fazer a aproximação do Policial Militar com a comunidade, já que ele trabalha com os alunos em sala de aula, fardado, na presença também do professor, fazendo com que haja uma melhor interação entre a PM e a sociedade.
O Programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalhar com crianças de 9 a 12 anos. O PROERD foi implantado em nosso Estado em Junho de 1997, com 05 (cinco) Instrutores que foram formados pela PM/SP, sendo que posteriormente, outros cursos foram realizados, onde também recebemos apoio da PM/DF e da Câmara Técnica da PM/SC, sendo, então, implantado o Programa em diversos municípios do Estado, tais como, Dourados, Rio Brilhante, Aquidauana, Ponta Porã, Corumbá, etc…

 

PREENCHIMENTO DA TABELA DADOS DE 2014

 

NOME

 

FINALIDADE DO PROJETO

QUANTIDADE DE PESSOAS ATENDIDAS
CAPITAL INTERIOR
 

 

 

 

 

PROERD

 

 

Prevenir o uso de drogas entre os jovens. Aplicado nas escolas conveniadas através de 12 lições. O ensinamento transmitido através do PROERD fortalece as atitudes positivas dos jovens em relação às leis, as tomadas de decisões, informações sobre os prejuízos do o uso/abuso de drogas e a prática de atos de violência entre estudantes do Ensino Fundamental (5º e 7º anos) no Estado de Mato Grosso do Sul.

 

5773 12873