Aquidauana (MS) – Do dia 11 até hoje, ocorreram três “assaltos” (roubo com emprego de arma de fogo) na cidade de Aquidauana. A assessoria de comunicação social do 7ºBPM não divulgou as informações para preservar a ação das equipes da A.L.I (Agência Local de Inteligência) que com as informações repassadas pelas vítimas passou a monitorar os locais onde o assaltante praticou os crimes, bem como o local provável onde se recolhia após os assaltos.
Todas as vítimas relataram tratar-se de um indivíduo moreno, estatura mediana, que conduzia uma motocicleta Honda Titan preta, trajava calça jeans, camiseta pólo clara, botinas escamadas e portava uma arma do tipo revólver de pequeno tamanho.
O primeiro assalto se deu no dia 11, por volta das 21:30 horas, nas imediações da Vila Pinheiro, onde o assaltante, de moto, abordou uma adolescente de 13 anos, apontou a arma para ela e, após ameaçá-la, lhe subtraiu o celular e a quantia de R$ 70,00 (setenta reais) evadindo-se do local em seguida.
O segundo caso ocorreu cerca de uma hora depois em local próximo a região do primeiro e com o mesmo “modus operandi” (maneira de agir). O criminoso abordou a vítima, uma mulher de 27 anos, a ameaçou com um revólver de pequeno tamanho e em seguida lhe subtraiu o celular e a quantia de R$ 100,00 (cem reais) e, como no primeiro caso, evadiu-se do local rapidamente utilizando uma moto Honda Titan preta.
Hoje (13), por volta das 10h da manhã o “assaltante” voltou a agir. Parou sua motocicleta em frente a um comércio, pegou algumas mercadorias, dentre as quais frango a passarinho e cerveja e ao se dirigir ao caixa anunciou o assalto mostrando a arma de fogo. A diferença deste caso para os anteriores é que o autor retirou o capacete para adentrar ao mercado e as suspeitas da A.L.I se confirmaram, pois após a vítima noticiar o fato, os componentes da Agência Local de Inteligência foram até o estabelecimento e mostraram a foto do individuo o qual suspeitavam.
Com a confirmação visual da vítima, que reconheceu o autor nas fotos apresentadas, os policiais da A.L.I acionaram as equipes do Getam (Grupamento Especializado e Tático em Ações Motorizadas) e da Rotai (Rondas Ostensivas e Táticas do Interior) e, juntos, deslocaram até o local onde o “assaltante” se escondia.
Em situação de flagrante delito continuado as equipes adentraram ao local e renderam o autor, um jovem de 20 anos que, dentre seus pertences pessoais, estavam a motocicleta Honda Titan preta, a calça jeans, a botina escamada, a camiseta pólo cor clara e um simulacro de arma de fogo de tamanho pequeno (arma de brinquedo que é réplica de um revólver). Os Policiais Militares, também, encontraram alguns objetos provenientes dos assaltos realizados, dentre os quais a cerveja, o frango a passarinho e dois celulares com as mesmas características daqueles subtraídos das primeiras vítimas.
Diante das evidências o autor foi preso em flagrante, bem como a proprietária da casa que, também, foi detida por favorecimento pessoal (quando a pessoa tem conhecimento de que outra comete crimes e acolhe, em sua residência, o criminoso e o material proveniente dos delitos praticados). Ambos os detidos, juntamente com o material apreendido, foram encaminhados à Delegacia de Polícia onde foram autuados em flagrante pelos crimes de “roubo majorado pelo emprego de arma de fogo” e “favorecimento pessoal” e permanecem presos, pois a autoridade policial solicitou ao Poder Judiciário a prisão preventiva dos acusados.
Assessoria de Comunicação Social – CPA-3 / 7ºBPM







