Nesta Segunda-Feira (25) as 08:30 da manhã, o Batalhão de Choque recebera novas viaturas locadas pelo Governador do Estado de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja, a solenidade acontecera na sede do Batalhão de Polícia de Choque – BPChq, na Avenida Afonso Pena nr 7760, bairro Chácara Cachoeira.
Considerado a Tropa de Elite do Estado, o 19º BATALHÃO DE POLICIA DE CHOQUE da Policia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, foi criado pelo DECRETO Nº 13.753, DE 6 DE SETEMBRO DE 2013. Advindo da antiga CIGCOE, no qual tem por função atuar nas mais variadas situações críticas, tais como: manifestações na quebra da ordem pública, revista prisional, presídios rebelados, reintegração de posse, desobstrução de vias, dentre outras ocorrências que necessitam o emprego especializado da Tropa de Choque.
Também tem por objetivo o Patrulhamento Tático Motorizado em apoio às unidades de Policiamento de todo o Estado.
O Choque atua na chamada “saturação” do policiamento em áreas críticas e seu foco é o patrulhamento nas ruas e avenidas, abordando veículos e pessoas suspeitas, além de atendimento em ocorrências de alta complexidade, como roubos, sequestros etc.
As equipes do Batalhão de Choque são todos compostos por quatro policiais militares, sob comando de um sargento, que atuam sempre embarcadas em uma viatura quatro rodas tipo Blazer/S10 ou motocicleta, sendo um engarupado.
Para integrar a unidade do Batalhão de Choque, o policial tem que ser voluntario, posteriormente é selecionado a partir da sua conduta diária na unidade, experiência em policiamento e comportamento disciplinar.
São os cursos obrigatórios no Batalhão de Choque: O curso de Operações de Controle de Distúrbios Civis – CHOQUE, curso de Patrulhamento Tático Motorizado – PATAMO e curso de ROCAM – Rondas Ostensivas com Apoio de Motos.







