Campo Grande (MS) – As equipes do GECAM (Grupamento Especializado com o Apoio de Motocicletas) têm demostrado tamanha eficiência e profissionalismo no combate à criminalidade na capital.
Os dados estatísticos demostram a eficácia nas ações policiais daquela unidade militar.
13 armas de fogo apreendidas
4 pessoas presas com Mandado de Prisão
2 flagrantes de roubo (com 4 pessoas presas)
23 pessoas conduzidas à Delegacia
1371 pessoas abordadas
708 veículos vistoriados
Mas os resultados não param por aí, já na madrugada do primeiro dia deste mês (segunda-feira), as equipes policiais daquela OPM, efetuaram a prisão de dois indivíduos, na prática do crime de roubo. Os autores tinham ordenado o abastecimento de um automóvel num posto de combustíveis, e com o emprego de arma de fogo fugiram sem efetuar o pagamento do produto. Mas, graças ao intenso policiamento preventivo, foram presos em flagrante no instante em que praticavam ação idêntica em outro estabelecimento do mesmo ramo.
Outra ocorrência que merece destaque foi a ação conjunta entre GECAM e 18º BOPE (Batalhão de Operações Especiais) na manhã do mesmo dia (1º – segunda-feira). A equipe GECAM tomou conhecimento do roubo de uma camionete, Ford Ranger, ocorrido na no bairro Cidade Jardim. Diante das informações e sabendo que uma equipe do BOPE já estava realizando o bloqueio policial nas imediações da BR 163 com a AV. Gury Marques, deslocou, então, para a BR 040 no intuito de impedir a passagem do automóvel pela estrada vicinal que dá acesso a BR 163. Após um determinado período o veículo surgiu e, desrespeitado o bloqueio, lançou a camionete na direção dos militares, na tentativa de evadir-se, os PMs, então, realizaram o acompanhamento tático por vários quilômetros.
Em dado momento os autores abandonaram o veículo às margens da estrada vicinal e se embrenharam na mata densa. Com a chegada do BOPE foi possível a utilização de cães farejadores e após busca intensa de mais de quatro horas, localizaram os envolvidos na ação criminosa.
Os indivíduos, ambos com 18 anos, têm vasta ficha policial. Apenas um deles possui mais de quarenta registros pela prática de crimes e atos infracionais diversos.
A dupla confessou a autoria em outros dois roubos no dia anterior, com o emprego de arma, e a subtração de duas motocicletas. Disseram ainda a localização de um desses veículos e da arma utilizada nas ações.
Os autores foram presos e, juntamente com os bens localizados e a arma de fogo, encaminhados à Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.
Cabe ainda ressaltar a importância do envolvimento, parceria e apoio das equipes de outros Batalhões de Polícia Militar, como destaque para o BOPE, Tático e Agência de Inteligência do 10º BPM. A união de esforços contribuiu sobremaneira para o sucesso nos resultados obtidos.
Assessoria de Comunicação – 6ª CIPM.







