Campo Grande (MS) – O Estado Maior Geral da PMMS por meio da seção PM3, apresentou nesta quinta-feira (14/06) o Procedimento Operacional Padrão (POP) para Atendimento de ocorrência de acidente de trânsito na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, no auditório do quartel do Comando Geral.
O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado por uma determinada empresa ou organização militar. É resumidamente uma descrição detalhada de todas as medidas necessárias para a realização de uma tarefa, estabelecendo passo a passo a metodologia que deve ser utilizada em determinada ocorrência policial e que, por sua vez, legitimará a ação efetuada.
A finalidade do POP para Atendimento de ocorrência de acidente de trânsito na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, é estabelecer a padronização da metodologia no atendimento de acidentes de trânsito, tendo em vista que a corporação é responsável tanto pelo atendimento do acidente, quanto pela elaboração do Boletim de Acidente de Trânsito (BOAT). Para isso foram definidos dois procedimentos:
- Atendimento do acidente de trânsito no local;
- Confecção do Boletim de Acidente de Trânsito (BOAT).
O atendimento da PM e a confecção do boletim são fundamentais tanto em contendas cíveis para apuração da responsabilidade dos danos causados nos veículos e pessoas, quanto na área criminal com referência principalmente á responsabilidade penal dos autores, conforme o caso concreto ocorrido. Por isso a importância do aperfeiçoamento na prestação dos serviços pela corporação, garantindo mais segurança para o policial militar no atendimento e qualidade para a comunidade, que passa a contar com um serviço cada vez mais técnico.

O trabalho foi realizado com muito esmero e qualidade pela Comissão Elaboradora, que de forma competente pesquisou, elaborou a metodologia de atendimento e fundamentou na legislação a atuação dos policiais militares, tornando assim a realização da atividade mais segura, prática e didática.
Comissão Elaboradora:
1º Tenente PM Waldomiro Vargas Júnior
2º Sargento PM Alex Souza da Silva
Al Cabo PM Daniel Costa dos Reis

A Comissão Revisora foi composta por policiais militares que demonstraram grande conhecimento, promovendo um debate de alto nível, contribuindo com o aprimoramento técnico, experiência profissional e qualidade pessoal.
Comissão Revisora:
Coronel PM Márcio Ávalos Cabanha
Tenente-Coronel PM Franco Alan da Silva Amorim
Capitão PM Valdemir da Silva Andrade
Participaram também da apresentação por meio do Estado Maior Geral, o Tenente-Coronel PM André Henrique de Deus Macedo e o 2º Tenente PM Adauto dos Santos Pereira, responsáveis pelo Programa Procedimento Operacional Padrão da PMMS.
O Chefe do Estado-Maior-Geral da PMMS, coronel PM Paulo Rogério de Carvalho Silva salientou que “Diante de situações críticas ao agir de acordo com as medidas de segurança que se fazem necessárias, o POP relacionado a acidentes de trânsito é essencial para todos os policiais militares, servindo para um atendimento mais ordenado através do procedimento, resguardando toda a ação policial ”
O Comandante-Geral da PMMS, coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, salienta que “Todo procedimento de atendimento a acidentes de trânsito faz parte da rotina dos policiais militares em todo o estado, inclusive no interior é realizado por todas as unidades operacionais, o que denota a necessidade da padronização tanto no atendimento, quanto na elaboração do BOAT, tornando-se um documento técnico de grande relevância para toda a corporação”.
Assessoria de Comunicação Social da PMMS







