Aquidauana (MS) – No último dia de ações relacionadas à “operação carnaval 2016”, a paz e a tranquilidade “reinou” em toda área do 7ºBPM, pois o término dos eventos de carnaval e a chuva somados com a intensificação de abordagens garantiram que o último dia da “operação carnaval 2016” fosse o mais tranquilo dentre todos os outros. Pouquíssimos atendimentos foram registrados, acompanhe agora as principais ocorrências da área do 7ºBPM;
Anastácio
Perturbação do sossego
Por volta das 11 horas de ontem (09), a PM foi acionada, via 190, para atender uma solicitação de perturbação do sossego, pois, segundo a solicitante, seu vizinho estava com o som em volume ensurdecedor, disse ainda que a situação é recorrente e que já havia outras situações em que ela efetivou a representação contra o autor.
No local, a PM fez contato com autor, um homem de 48 anos, que confirmou situações anteriores em que sua “música” gerou atrito com suas vizinhas, disse que compreendia a situação e franqueou a entrada dos militares para realizarem a apreensão do aparelho de som. O autor foi comunicado que seria necessário deslocar junto com a equipe e o aparelho apreendido até a Delegacia para o encerramento da ocorrência, ocasião em que ele (o autor) prontamente atendeu. A receptividade, cortesia, disposição e a educação do acusado foram tanta que a guarnição dispensou “o uso de algemas e a condução em compartimento destinado a detidos”, sendo o autor conduzido no banco traseiro da viatura policial.
Diante da situação, o homem foi encaminhado, juntamente como o aparelho de som apreendido, à Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado como “perturbação do sossego alheio”.
Furto
Por volta das 16 horas de ontem (09), a equipe de Radiopatrulha recebeu uma solicitação informando ocorrência de furto. No local, a solicitante, uma senhora de 37 anos, informou que no dia anterior (08) seu celular havia sido furtado e que uma pessoa estava oferecendo celular com as mesmas características, fato presenciado pela irmã da vítima.
Em posse das características da pessoa que tentava comercializar o celular supostamente furtado, a PM iniciou diligências e localizou uma mulher, 30 anos, com a mesma descrição relatada pela irmã da vítima. A mulher foi abordada, mas não estava mais na posse do celular, sendo questionada a respeito do caso a abordada confessou a autoria do furto, de que, realmente, estava oferecendo o celular e que conseguiu vendê-lo para uma comerciante. A PM, juntamente com a autora, foi ao comércio e em contato com a proprietária, uma mulher de 29 anos, confirmou a venda e tratar-se do aparelho celular furtado da vítima em 08 de fevereiro.
Diante dos fatos, as autoras (quem furtou e vendeu, bem como quem comprou material furtado) foram encaminhadas à Delegacia de Polícia, onde foram, respectivamente, autuadas pelos crimes de “furto e receptação”.

As equipes operacionais do 7ºBPM sempre posicionadas nos principais eventos e locais de grande concentração de pessoas
Essas foram as principais ocorrências do último dia da “operação carnaval 2016”, as equipes operacionais do 7ºBPM cumpriram com o cronograma estabelecido e se dedicaram à intensificação de abordagens, fato que trouxe o resultado esperado, pois os índices de criminalidade deste ano foi menor do que nos anos anteriores.
Índices parciais da “Operação Carnaval 2016”
Sem “exata precisão”, com base, apenas, em breve pesquisa realizada pela Assessoria de Comunicação Social do 7ºBPM, junto ao sistema integrado, realizamos um comparativo das ações desta operação em relação à operação do ano passado e constatamos os seguintes números diferenciais:
- Pessoas abordadas: neste ano tivemos um aumento de 188 pessoas abordadas em relação aos números do ano passado.
- Veículos abordados: aumento de 45 veículos.
- Drogas: aumento de 07 pessoas, detidas por posse de drogas ou tráfico.
- Trânsito: aumento de 09 pessoas, detidas por crime de trânsito (sem CNH, embriagadas, etc.).
- Armas: aumento de 02 pessoas, detidas por porte de arma.
- Perturbação do sossego: aumento de 06 pessoas, detidas por perturbar o sossego alheio (em geral, som alto).
- Mandado de prisão: aumento de 10 pessoas, detidas em cumprimento de mandado de prisão.
- Furto: 03 casos de furto resolvidos, material furtado recuperado e autor detido.
- Vias de fato com lesão: 12 pessoas detidas por vias de fato e lesão corporal (briga).
- Desacato e ameaça: 08 pessoas detidas.
Este é o saldo inicial e provisório das ações vinculadas à “operação carnaval 2016”. Acompanhem nossas publicações pelo site http://hom.pm.ms.gov.br/ ou pelo Facebook https://www.facebook.com/pmaquidauana
Assessoria de Comunicação Social – CPA-3 / 7ºBPM













