Aquidauana (MS) – Ontem (17), as guarnições operacionais do 7º Batalhão de Polícia Militar, realizaram mais uma operação de intensificação de abordagens nas cidades de Aquidauana e Anastácio com a finalidade de fortalecer as ações de combate a criminalidade e promover a sensação de segurança que a comunidade merece e espera. Esse tipo de ação que já está ficando rotineira aos finais de semana, de modo que os gestores da unidade perceberam a necessidade de estender as mesmas ações aos dias úteis da semana. “Estamos desenvolvendo ações de intensificação de abordagens em dias, locais e horários inopinados, nossa meta é não dar trégua ao ilícito e acreditamos que essas abordagens irão cooperar para que “indivíduos mal intencionados” desistam de praticar atos criminosos em nossas cidades, isso porque enquanto eles esperam ações desta natureza aos finais de semana, poderão ser surpreendidos a qualquer momento com uma “ação preventiva surpresa”. Vivemos em sociedade e entendemos que vários fatores cooperam para que alguns tipos de crimes ocorram, mas nossas ações preventivas buscam o oposto, ou seja, fatores que cooperem para que os criminosos se sintam coagidos e os crimes não ocorram” – explicou o subcomandante do 7ºBPM, Major PM Daniel Elias dos Santos.
Essa intervenção, nos mesmos moldes da operação arrastão deflagrada no final de semana passada, teve início às 15 horas de ontem (17) e encerrou às 03 horas da madrugada de hoje (18). Acompanhe agora os principais resultados obtidos na “operação meio de semana”.
Aquidauana
Embriaguez ao volante
Por volta das 16 horas de ontem (17), as guarnições do Getam (Grupamento Especializado e Tático em Ações Motorizadas) juntamente com a equipe de Trânsito realizavam abordagens a veículos (Blitz) no interior do Bairro Nova Aquidauana. Foi numa dessas abordagens que um condutor consciente informou ter avistado uma pessoa de idade conduzindo um veículo Ford Fiesta branco em ziguezague e que este havia desviado do local da blitz e aparentava estar embriagado.
Enquanto o Trânsito permaneceu abordando, a equipe Getam realizou diligências na tentativa de localizar o condutor denunciado logrando êxito em encontrá-lo em um terreno baldio ao qual havia adentrado após ter perdido a direção do veículo. Foi realizada a abordagem e constatado que o condutor, um senhor de 75 anos de idade, estava em visível estado de embriaguez (fala desconexa, falta de equilíbrio, olhos avermelhados e hálito etílico). Uma pessoa que presenciou a abordagem foi arrolada como testemunha, pois visualizou o indivíduo em ziguezague, em alta velocidade e o momento em que o mesmo adentrou ao terreno e quase se chocou com o muro de uma residência vizinha ao terreno. Diante dos fatos, o idoso foi detido e encaminhado à Delegacia, onde foi autuado em flagrante por crime de trânsito (dirigir sob influência de álcool).
Mandado de prisão
Por volta das 18 horas, as equipes da “operação meio de semana” davam continuidade às abordagens a veículos e pessoas, nas imediações do Bairro Alto, quando o condutor de um veículo VW Gol foi parado e solicitado documentação pessoal e do veículo o que, inicialmente, parecia sem irregularidades, mas foi durante a checagem junto ao sistema que as equipes constataram tratar-se de pessoa foragida da justiça com mandado de prisão e recaptura em seu desfavor. Diante da situação, o evadido (homem 32 anos) foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia, onde permanece preso aguardando manifestação do Poder Judiciário sobre o caso.
Falsa comunicação de crime e embriaguez ao volante
Por volta da meia-noite de hoje (18), as equipes realizavam abordagens em locais de maior concentração de pessoas e receberam a informação de furto de veículo. O comunicante, um senhor de 61 anos, relatou que sua motocicleta, Honda Biz, havia sido furtada de frente ao bar onde ele estava. Em posse das características do veículo, as equipes policiais retransmitiram a mensagem às demais guarnições de serviço e a motocicleta foi abordada pelas equipes que realizavam blitz na Rua Duque de Caxias.
A pessoa que, no momento da abordagem, conduzia a moto Biz, uma mulher de 37 anos de idade, não possuía CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e estava em visível estado de embriaguez alcoólica, contudo afirmou não ter furtado a moto, alegando que conhecia o denunciante e que, este, emprestou a moto a ela. Perante a contradição das partes os policiais retornaram contato à vítima e este, também embriagado, disse que se lembrou de ter emprestado a moto Biz à mulher abordada, mas que no momento em que noticiou o furto aos policiais ele havia se esquecido disso.
Diante dos fatos, ambos foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia, onde ela foi autuada por “dirigir sob influência de álcool e conduzir veículo sem possuir CNH”, e ele, foi autuado em “falsa comunicação de crime e entregar veículo automotor à pessoa não habilitada”.
Anastácio
Drogas
Por volta das 18:30 horas, equipes da “operação meio de semana” realizavam policiamento no Bairro Afonso Paim, quando perceberam dois jovens em uma motocicleta que ao avistar as viaturas policiais empreenderam fuga. Os militares realizaram acompanhamento tático e em momento oportuno procederam com a abordagem, ocasião em que constataram tratar-se de um adolescente de 17 anos e jovem de 20 anos, em sequência ambos foram submetidos à busca pessoal, sendo, então, encontrada uma porção de maconha no bolso de um deles. Ao serem indagados a respeito os jovens afirmaram que a droga era para consumo pessoal e não detalharam com exatidão o local onde a adquiriram.
Diante dos fatos, ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia, onde foram autuados por “portar drogas para consumo pessoal”.
Em sequência à operação, por volta das 19 horas, as equipes abordaram um jovem de 22 anos, nas imediações do Bairro “Vilamaior” e com ele foi encontrado uma trouxinha de maconha (popularmente conhecida por paradinha), ao ser indagado, o autor afirmou ser usuário. O jovem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi autuado por “portar droga para consumo pessoal”.
Por volta das 19:30 horas, as equipes abordaram um jovem de 21 anos, na área central da cidade e durante busca pessoal foi localizada em suas vestes uma quantidade de maconha. Questionado sobre a droga, o mesmo afirmou ser usuário e, também, não soube precisar o local tampouco a pessoa a qual ele adquiriu a droga. O jovem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado como “portar drogas para consumo pessoal”.
“Nos três casos em que flagramos usuários com drogas, há algumas especificidades que nos levam a crer tratar-se do mesmo fornecedor. Fizemos o registro da ocorrência e o encaminhamos à autoridade policial, agora a investigação segue sob os cuidados da Polícia Civil que buscará identificar o fornecedor e responsabilizá-lo penalmente. Temos alguns detalhes comuns nas três situações, mas infelizmente não podemos revelar para não colocarmos o êxito das investigações em risco” – disse o comandante da operação.
Roubo
Por volta das 23 horas, as equipes se dividiram para cobrir todo o perímetro do “Conjunto Habitacional Assuí”, durante o policiamento uma das viaturas da PM foi avistada por dois indivíduos que, em seguida, empreenderam fuga, mas a viatura que vinha em sentido contrário abordou os dois. No local da abordagem compareceu uma adolescente, 16 anos, afirmando que tinha sido agredida pelos dois indivíduos abordados que, mediante violência física, roubaram seu aparelho celular.
Dito isso, os militares deram continuidade à abordagem, submetendo os autores, homens de 24 e 28 anos de idade, à busca pessoal, ocasião em que foi encontrado na posse de um deles, o aparelho celular mencionado pela vítima. Questionados sobre o fato, os acusados confirmaram que, juntos, agrediram a vítima e subtraíram seu celular, o aparelho que estava em posse dos mesmos.
Diante dos fatos, ambos foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia, onde foram autuados em flagrante pelo crime de “roubo”.
Acompanhe as publicações do 7ºBPM pelo site http://hom.pm.ms.gov.br/ ou pelo Facebook https://www.facebook.com/pmaquidauana
Assessoria de Comunicação Social – CPA-3 / 7ºBPM









