Aquidauana (MS) – Ao final do ano de 2015, o 1º Tenente PM Evandro Ferraz assumiu o comando da PM D.I.B (Polícia Militar de Dois Irmãos do Buriti), desde então realizou um estudo minucioso das práticas ilícitas mais comuns à realidade do município de pouco mais de 10 mil habitantes (segundo dados do IBGE/2015).
No levantamento realizado, ficou evidente que o município está entre as prováveis rotas de tráfico de drogas que se dá por estradas vicinais (conhecidas como cabriteiras) que fazem limites com a cidade. Observou-se, ainda, que D.I.B apresentava ocorrências relacionadas às normas de trânsito, à importunação do sossego alheio (em geral, som automotivo), mas a principal preocupação ainda é a localização de um presídio tido como de segurança máxima que abriga os mais diversos transgressores da lei e facções criminosas do estado.
Em posse dessas informações, foi deflagrada hoje (21) a “operação saturação” que tem por objetivo a intensificação prioritária de abordagens a veículos, indivíduos e estabelecimentos comerciais mais propensos a ocorrência de ilícito (locais de grande fluxo de pessoas, bares e lanchonetes por exemplo). A operação teve início às 06 horas da manhã deste domingo e encerrou-se às 18 horas.
“Primeiramente estudamos as características do local e os índices de estatísticas de ocorrências atendidas pela Polícia Militar. Em seguida, realizamos o planejamento minucioso das operações as quais iremos orquestrar, de modo que percebemos que esta unidade prisional e o tráfico de drogas estão entre as prioridades de nosso trabalho. Com operações desta envergadura objetivamos combater a criminalidade de maneira adequada à realidade do município e por isso a decisão de iniciarmos nossas ações no dia de visitação aos internos aqui abrigados. Quanto às operações futuras a única coisa que posso afirmar é que serão frequentes e em locais, dias e horários inopinados e o recado que a Polícia Militar de Dois Irmãos do Buriti deixa aos “mal intencionados de plantão” é; não se arrisquem, pois estamos de prontidão e atentos” – comentou o Comandante do Pelotão da PM D.I.B, 1º Tenente PM Ferraz, que esteve à frente da operação.
Resultados da “operação saturação”
A “operação saturação” teve início às 06 horas da manhã de hoje e encerrou-se às 18 horas. Na ação foram utilizadas 02 viaturas 04 rodas e o efetivo de 08 policiais militares e os números alcançados foram:
- 45 pessoas abordadas (esse número não incluí as pessoas abordadas na condução de veículos).
- 38 automóveis abordados e vistoriados.
- 15 motocicletas abordadas e vistoriadas.
- 01 pessoa detida por tráfico de drogas.
- Apreensão de 245 gramas de haxixe e 110 gramas de maconha.
Quanto a droga apreendida e a pessoa detida por tráfico, a Polícia Militar informa que; por volta das 08 horas, no decorrer das abordagens realizadas no entroncamento de acesso ao estabelecimento penal (que perduraram até o horário de encerramento de visitação), uma mulher, 26 anos, demonstrou elevado nervosismo. Diante da atitude suspeita foi solicitado que uma Policial Militar Feminina submetesse a abordada aos procedimentos de entrevista e busca pessoal, ocasião em que a autora alegou que não seria necessária a “revista” e acabou por confessar que trazia consigo, em suas partes íntimas certa quantidade de drogas, as quais seriam entregues à seu marido que está preso.
Em situação de flagrante, a autora foi conduzida à Delegacia e, em local apropriado retirou um invólucro de haxixe acondicionado em um preservativo e no interior de sua genitália. A droga pesou 195 gramas, mas em prosseguimento à ação a autora confessou que em sua residência havia mais drogas e os militares se deslocaram ao referido imóvel. No local foi encontrada mais uma porção de maconha que, após pesada, totalizou 110 gramas.
Diante dos fatos, a acusada foi entregue à autoridade policial plantonista, onde foi autuada por tráfico de drogas. Isso porque, conforme preceitua a redação da lei que define tráfico, “a entrega voluntária, ainda que gratuita” há de se considerar crime de tráfico de drogas.
Acompanhe nossas publicações pelo site http://hom.pm.ms.gov.br/ ou pelo Facebook em nossa página https://www.facebook.com/pmaquidauana
Assessoria de Comunicação Social – CPA-3 / 7ºBPM










