Três Lagoas (MS) – Na noite de 17/03/16, o Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar Tenente Coronel José Aparecido Moraes, participou no SEST SENAT, do lançamento de programa que fará estudo para desenvolvimento sustentável da “capital mundial da celulose”.
Escolhida para ser a sexta cidade brasileira a fazer parte da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participam da iniciativa o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Instituto Votorantim, a Fibria.Por meio da metodologia ICES, será aplicado no município o Programa de Apoio à Gestão Pública (PAGP), que visa realizar um estudo com foco no desenvolvimento sustentável a médio e longo prazo.
A partir de um amplo diagnóstico, está prevista a elaboração de um plano de ação estruturado com ações integradas e intersetoriais. Sempre direcionado à cidade de médio porte, será a primeira vez que uma cidade que não é capital de estado vai receber o estudo. Com cerca de quase 114 mil habitantes e um índice de desenvolvimento humano considerado alto. É natural que muitos olhos se voltem para Três Lagoas.
E assim como os empresários, investidores e políticos do estado e município estão dispostos a contribuir para o desenvolvimento equilibrado, a Policia Militar também irá contribuir com este projeto para que a cidade cresça com a população se sentindo segura. Já foi visto no primeiro momento da chegada de industrias, há alguns anos, que a segurança pública é um dos setores mais exigidos. Agora é um momento em que se pode planejar a forma como a cidade crescerá e de que forma os mais variados setores da sociedade local possam se adequar e aproveitar o desenvolvimento.
Além do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck; participam do evento o presidente da Fibria, Marcelo Castelli; o gerente-geral do Instituto Votorantim, Rafael Giogielli, e a responsável pelo ICES (Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis na América Latina), Marcia Casseb, o deputado estadual Ângelo Guerreiro e a prefeita Márcia Moura.












