Campo Grande(MS) – Polícia Militar de Mato Grosso do Sul iniciou hoje(12/08) a instrução de nivelamento técnico de instrutores e estágio de defesa pessoal policial. O objetivo do curso é a defesa pessoal policial militar, padronização do ensino, a metodologia e as técnicas da disciplina no âmbito da corporação, além de capacitar policiais militares em defesa pessoal policial militar, preparando-os para defender sua integridade física, conter, imobilizar e algemar suspeitos, proteger sua arma de porte e, utilizar a tonfa com eficiência.
O curso será realizado de 12 a 16 de agosto com policiais militares, da capital e interior, com graduação em artes marciais, além de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e integrantes do Departamento Penitenciário Nacional.

Defesa Pessoal Policial constitui-se de um conjunto de técnicas de defesa pessoal, condutas de uso da força, uso de equipamentos de menor potencial ofensivo na contenção de pessoas, tais como tonfa, bastão e algema, e desarmes de armas de fogo, que foram testadas e ajustadas às necessidades da atividade policial militar, tendo por objetivo maior proteger a vida do policial militar, conter e imobilizar pessoas de forma eficiente, evitando lesões decorrentes de imperícia ou excesso de força. a eficiência das técnicas de defesa pessoal policial depende de sua adequação e aprimoramento técnico alcançados através de treinamento regular, aplicação prática em situações reais, relatos e experiências dos instrutores, promovendo assim os ajustes necessários à sua evolução..

Durante abertura foi realizada demonstração por parte dos instrutores e o Subcomandante Geral da PMMS, Coronel PM Edmilson Lopes da Cunha, idealizador do projeto, fez sua fala demonstrando a importância da disciplina de defesa pessoal policial.
Estiveram presentes o Chefe do Estado Maior Geral, Coronel PM Alexandre Rosa Ferreira, o Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, Coronel PM Airton Leonel Praero e demais chefes, comandantes, diretores, oficiais e praças.
O Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, parabenizou os idealizadores do estágio, bem como todos os participantes, destacando a importância da preparação técnica dos profissionais de segurança pública. Segundo ele, será elaborado um Manual de Procedimento Operacional Padrão – POP, com o tema defesa pessoal, a fim de regulamentar a prática nas unidades da Polícia Militar.
Confira a galeria de imagens:
Assessoria de Comunicação Social da PMMS




























































































































