Durante todo o dia de ontem (19/04/2016) o Major PM José Roberto de Souza, Comandante da 2ªCia/16º BPM ministrou palestras a crianças e adolescentes que participam de projetos sociais no município de Glória de Dourados que visam erradicar o trabalho infantil e ao mesmo tempo mantê-las longe das ruas.
As palestras foram definidas a partir de uma reunião entre o Conselho Comunitário de Segurança Pública e a Secretária de Assistência Social do Município e visaram num primeiro momento levar ao público alvo o conhecimento sobre a função das Forças Policias em nosso Município, Estado e País.
Cada uma das quatro palestras teve início com a apresentação do palestrante e do público presente, sendo que os menores foram divididos em dois grupos, adolescentes (12 anos aos 16 anos) e crianças (06 a 11 anos).
Seguindo a apresentação o palestrante questionou os participantes se eles sabiam qual era a função da Polícia, sendo que obteve de pronto varias resposta:
Para prender o ladrão!; Para proteger a sociedade! Para fiscalizar o trânsito! Para prender o traficante! etc; Em seguida foi realizado um debate com exemplos práticos da atuação das Forças Policiais.
Na sequencia foi apresentado um vídeo Institucional da Polícia Militar, onde se é mostrado a vida dos policias na Instituição, desde o início da formação, como no dia a dia de trabalho, o que despertou ainda mais a atenção dos presentes e aguçou a curiosidade a cerca da profissão.
Com os adolescentes a conversa foi um pouco mais direcionada, abordando além dos temas já mencionados, questões ligadas à delinqüência juvenil, abuso do álcool, envolvimentos amorosos precoces e vida social.
Ao final todos os presentes puderam conhecer a viatura da Policial Militar, momento em que o uso de sinais sonoros e luminosos despertou sorrisos na criançada.
O Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Srº José Reni Vaz avaliou como muito positiva a interação da Polícia com a Comunidade, principalmente a mais carente, sendo que a Secretária de Assistência Social, Srª Lilian, agradeceu a presença e disse esperar por novas palestras, sendo que já ficou acertada uma com os pais das crianças abrangidas pelo programa no dia 20/05/216.
“Nosso compromisso é com a sociedade, não adianta apenas fazermos blitz e operações para reprimir as pessoas, como estamos fazendo e se faz necessário, mas também, e principalmente agir na causa do problema, e não temos dúvida de que a educação de nossas crianças seja o caminho para a solução de qualquer problema da sociedade moderna (…)”, destacou o Comandante.
Assessoria de Comunicação 16º BPM









