Campo Grande (MS) – na data de hoje (01), o 1º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul desencadeou a Operação Laburu, contando com 36 policiais distribuídos em 11 viaturas motorizadas e 06 policias montados a cavalo, tendo como objetivo a redução do uso e tráfico de drogas nas imediações do antigo terminal rodoviário de Campo Grande-MS, e demais pontos sensíveis da área central.
Além dos objetivos apontados acima, também o de recapturar foragidos da justiça, apreender armas, recuperar objetos de crimes e promover uma maior sensação de segurança aos comerciantes e moradores locais. A operação teve início às 08h da manhã e até o presente momento não se encerrou.
Em umas das abordagens, foi preciso que os militares adentrassem na tubulação da rede de esgoto para prender um indivíduo que empreendeu fuga ao avistar os policiais, sendo capturado no Bairro Colibri, estando este escondido debaixo de um tanque de lavar roupas, dentro de uma residência.
Durante a Operação Laburu, 323 pessoas em atitudes suspeitas foram abordadas, dos quais 02 (dois) indivíduos foram recapturados por estarem evadidos do sistema prisional, 01 (um) indivíduo por portar drogas para consumo pessoal, 01 (um) por situação irregular no país, 01 (um) autuado em flagrante por tráfico de drogas, e 01 (um) indivíduo preso, cuja ocorrência ainda se encontra em andamento, tendo este resistido contra os policiais e se evadindo posteriormente, sendo capturado horas depois.
Ainda como segunda fase da Operação Laburu, houve panfletagens em locais estratégicos da área central, onde foram utilizados policiais militares para a entrega de panfletos de dicas de segurança, visando a orientar os cidadãos e a prevenir crimes de maior incidência criminal na área do 1ºBPM.
Os detidos foram encaminhados a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro (DEPAC), para as devidas providências.
Assessoria de Comunicação do 1ºBPM.
















