Campo Grande (MS) – Nesta quinta-feira, dia 21 de Novembro a 5ª Companhia Independente de Polícia Militar realizou mais uma operação “Bairro Seguro”, desta vez naVila Nova Campo Grande.
A Base Comunitária permaneceu na Avenida 02, nº 21, em frente a Escola Fauze Scaff Gattass Filho, no período das 9h30min às 12h da manhã, onde em contato com os moradores do local, foi possível colher informações, sugestões e sanar duvidas da população local, com a finalidade de trazer mais tranquilidade à população e aproximar a comunidade da Polícia Militar.
A operação denominada “Meu Bairro Seguro” vem sendo realizada semanalmente pela 5ª CIPM, e já foi realizada nos Bairros: Jardim Carioca, Jardim Aeroporto, Bairro Zé Pereira, Vila Popular e Santo Antônio, Sírio Libanês, e pela segunda vez é realizada na Vila Nova Campo Grande, primeiro bairro a receber o evento.
Durante a operação foram utilizadas equipes da Força Tática, Promuse (Programa Mulher Segura), Policiamento Comunitário, Rádio Patrulha e Moto Patrulhamento, de forma que além do atendimento à população foram realizadas diversas abordagens, atendimentos do PROMUSE e rondas ostensivas e preventivas na região além de blitzes.
Ainda foi tratado com a população local sobre o programa “Vizinhança Solidária”, que visa munir a comunidade de informações, para que passem a ter ações pró-ativas, interferindo diretamente na Prevenção Primária, para que dessa forma, todos possam trabalhar em conjunto, visando melhorar a segurança pública local, incentivando a vizinhança adotar medidas capazes de prevenir delitos e colaborar com o policiamento. Colocando essas ações em prática, será possível reduzir a intolerância social que predomina nas grandes cidades, aproximando os vizinhos um dos outros e por consequência resgatar a sensação de segurança na região.
Foram ouvidos cerca de 100 moradores, dentre eles, lideranças comunitárias, como o Sr. Marcelo Rodrigues, que juntamente com os moradores e o comando da 5ª CIPM estão implantando no bairro o Programa Vizinhança Solidária, de uma verdadeira rede de Segurança formada pelos moradores do Bairro e pela Polícia Militar, usando a tecnologia contra a criminalidade, com o uso de câmeras e aplicativos de mensagem.
No local, os moradores puderam apresentar propostas para melhorias, elogios e reclamações nas questões de Segurança Pública, em contra partida a Polícia Militar pode dar orientações à comunidade, inclusive sobre a necessidade de se registrar um Boletim de Ocorrência diante de um ilícito, para que as autoridades possam tomar conhecimento e adotar as medidas necessárias, além disso, as moradoras do Bairro foram ouvidas e orientadas pela equipe do Programa Mulher Segura- Promuse.
Com a implementação do Programa “Bairro Seguro”, o objetivo do Comandante da 5ª CIPM, Tenente-Coronel PM Dominoni, é garantir a segurança e tranquilidade da comunidade através de Operações Policiais, rondas preventivas, ação presença e Projetos para atender as peculiaridades da área, buscando assim, as melhores formas de atender a sociedade sul-mato-grossense, através da integração e interação da Polícia Militar com a comunidade local, contribuindo para a redução dos índices de crimes praticados na região e aprimorando o policiamento preventivo.








