Paranaíba (MS) – Na data de ontem (06/03) o Comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, juntamente com outros militares da Sede do Batalhão participaram do 1º Encontro Integrado de Segurança Pública das Divisas realizado na cidade de Uberaba-MG, que contou também com a presença do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP de MS, Antônio Carlos Videira e do Diretor do Departamento de Operações de Fronteira – DOF, Coronel Marcos Paulo Gimenez, representando o Estado de Mato Grosso do Sul, haja vista que o Comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Coronel Waldir Ribeiro Acosta não pôde comparecer ao evento por haver outros compromissos institucionais para a mesma data.
Além dos policiais militares que representaram a PMMS, o evento contou com as ilustres participações do Comandante Geral da PMMG, Coronel Giovanne Gomes da Silva e dos Secretários Estaduais de Justiça e Segurança Pública dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e do Distrito Federal.

O encontro visou articular a rede de Justiça e Segurança Pública com objetivo de estabelecer protocolos de atuação integrada para a redução da criminalidade em ambientes rurais, e houve palestras com representantes das secretarias de segurança pública dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
Dentre os temas abordados, foram realizadas palestras com foco nas ações de prevenção e repressão aos crimes transfronteiriços e de divisas em todo território nacional, com propostas de integração para combater crimes nas propriedades rurais, furto de defensivos agrícolas, roubo e furto de gado, dentre outros delitos.
O Comandante do 13º BPM proferiu uma palestra acerca do tema: Patrulhamento Rural Comunitário Georreferenciado. O projeto que tem como princípio a filosofia de Polícia Comunitária, conta com a utilização de tecnologias para o georrefenciamento das propriedades rurais, bem como o monitoramento das áreas com placas de “Área Monitorada”, sendo a implantação um projeto piloto que está na fase de finalização e adequações para ser institucionalizado. Dessa forma, o projeto se coloca à vanguarda acerca do tema proposto, se equiparando às polícias militares mais modernas do país.
A participação do Comando do 13° BPM no encontro é de extrema importância, haja vista que a área de circunscrição do 13° BPM com sede em Paranaíba, e as subunidades em Aparecida do Taboado e Cassilândia abrangem áreas limítrofes com os estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás, fortalecendo assim, a união para o combate e repressão aos crimes que ocorrem nessa região.
Assessoria de Comunicação Social do 13º Batalhão de Polícia Militar










