Jardim (MS) – O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° e 7º ano do Ensino Fundamental de Escolas públicas e privadas, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.
Na área do 11º BPM, durante o primeiro semestre de 2016, estão sendo ministradas aulas do PROERD para 557 crianças nos municípios de Nioaque, Porto Murtinho, Caracol e Distrito de Alto Caracol. Em Nioaque, além da área urbana, são atendidas escolas de duas aldeias indígenas e três assentamentos rurais. Para o segundo semestre do ano as atividades serão iniciadas também em Jardim e Guia Lopes da Laguna.
O PROERD foi reconhecido como política educativa de relevante interesse para a segurança pública através da Lei n° 3845, de 10 de fevereiro de 2010 e ontem (19) foi comemorado o Dia Estadual do PROERD, conforme a Lei nº 3.897, de 14 de maio de 2010.
O conhecimento sobre drogas e as formas de evitá-las são transmitidos aos alunos através de 10 lições, com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros. Ao final de todas as lições são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade e com a entrega de diplomas, habilitando aqueles alunos a serem vetores de difusão dos conhecimentos adquiridos.
Além de manter nossas crianças longe das drogas, com o PROERD a Policia Militar tem a possibilidade de fazer a aproximação do Policial Militar com a comunidade, já que ele trabalha com os alunos em sala de aula, fardado, na presença também do professor, fazendo com que haja uma melhor interação entre a PM e a sociedade.
O Programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares, que são rigorosamente selecionados e possuem curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalhar com crianças de 9 a 12 anos.
O 11º BPM parabeniza todos os seus instrutores pelo comprometimento e excelente trabalho desenvolvido e em prol das crianças atendidas.
Assessoria de Comunicação Social do 11º BPM / CPA-3







