Aquidauana (MS) – Hoje (08.07), o 7º Batalhão de Polícia Militar está de aniversário. O Decreto Estadual nº 10.848/2002, que elevou a então 3º Companhia Independente a 7º Batalhão de Polícia Militar em Aquidauana, completa 14 anos de existência.
Foram significativas as melhorias que ocorreram ao longo desses anos. Melhor estruturação, aumento do efetivo, criação de novas equipes nas mais diversas modalidades de policiamento e uma melhor distribuição dos policiais militares dentro desses quadros.
O reconhecimento do trabalho prestado pelos policias militares ao longo do tempo também aumentou. Hoje, temos uma maior aproximação da população em geral, pois a Policia Militar pauta suas ações na filosofia de “Policiamento Comunitário”, vendo o público local como um grande parceiro nas ações.
Dentro de sua área de atribuição, que corresponde as cidades de Anastácio, Miranda e Dois Irmãos do Buriti e dos distritos de Camisão, Piraputanga, Palmeiras, Cipolândia e Taunay, foram implantadas diversas modalidades de policiamento nesses 14 anos. As de cunho social, podemos destacar o Proerd (Programa de Repressão às Drogas e Violência), Equoterapia (Terapia assistida pelos cavalos da PM), Projeto Bom de bola, bom na escola (Boas condutas associada a pratica de esportes), projeto Mulher Segura (Apoio a mulheres vítimas de violência), Projeto Pelo Amigo (Terapia assistida pelos cães da PM), Patrulha Mirim (Cidadania associada a bons comportamentos) e Educação no Trânsito (Ações educativas de trânsito para reduzir acidentes).
Já as ações de cunho operacional, temos a implantação da Equipe Base Móvel Comunitária (maior contato com a comunidade nos bairros, associada ao policiamento escolar), Equipes Getam e Rotai (grupos táticos empenhados em situações extraordinárias e de crise), Equipe Trânsito (equipe exclusiva para o atendimento de ocorrências de acidentes de trânsito nas vias, fiscalização e garantia da acessibilidade e fluidez), Assessoria de Comunicação Social (trabalho de divulgação das ações ao público interno e externo, que visa dar maior visibilidade as ações desenvolvidas), Agência Local de Inteligência (equipe treinada a realizar o levantamento de informações que subsidiam as equipes operacionais), Equipe de Policiamento Montado (policiamento ostensivo com o uso dos cavalos) e equipe de guarda aos estabelecimentos prisionais e prédios públicos.
Temos ainda, a clássica Equipe Radiopatrulha, modalidade já existente antes da publicação do referido decreto, porem hoje, reestruturada, com a adequação das equipes, um maior número de policiais de serviço e um treinamento constante para a boa qualidade do serviço.
Todas as ações desenvolvidas têm um único objetivo: Servir bem a comunidade local de forma adequada as necessidades de hoje. A garantia da paz e da ordem não veio simplesmente com a publicação do decreto em tela, mas com o empenho de cada policial militar que, diariamente sai do conforto de sua casa em direção ao teatro de operações, garantindo a ordem, segurança e velando o sono de cada morador.
Feliz aniversário, 7ºBatalhão de Polícia Militar.
“Polícia Militar presente; sociedade segura”
Acompanhe nossas publicações pelo site http://hom.pm.ms.gov.br/ ou pelo Facebook em nossa página https://www.facebook.com/pmaquidauana
Sargento Geosmar – Assessoria de Comunicação Social do 7º BPM.







