Paranaíba (MS) – Nessa sexta-feira, às 09 horas, o comando do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), com a presença do subcomandante geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, lançou as primeiras cartilhas de segurança do 13ºBPM em Paranaíba! Acompanhe logo abaixo, as imagens e os detalhes da ação!
Com a presença de Francisco de Assis Ovelar, coronel PM e subcomandante geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, acompanhado de seu assessor, tenente-coronel Mesquita, sucedeu-se a solenidade de lançamento das primeiras cartilhas de segurança para as áreas urbanas e rurais de Paranaíba. O tenente-coronel Adão Rosa dos Santos Gomes, comandante do Comando de Policiamento de área 2 e Gilberto Gilmar de Santana, tenente-coronel e comandante do 13º BPM, também presenciaram o ato. Representantes de diversas sociedades civis organizadas se fizeram presentes. Os representantes da associação comercial e industrial de Paranaíba e do sindicato rural de Paranaíba, colaboradores, integraram a solenidade além de outras representações civis, sociais e dos poderes executivo, legislativo e judiciário. No mesmo ato se concretizou a entrega de uma viatura para emprego no policiamento rural e de escolta em Paranaíba. Saiba agora, a história da criação das cartilhas de segurança!
A elaboração das cartilhas de segurança se originou à partir da observação por parte do comando do 13º BPM, quanto à necessidade de se otimizar ainda mais a proteção social no que fosse tangente à segurança pública. À partir desse momento, através da seção de operações do batalhão, iniciaram-se estudos estatísticos específicos relativos à área na qual a organização policial militar tem por dever legal atuar. Os estudos concluíram que os crimes referentes a furto e roubo são de maior incidência.
O passo seguinte foi a adoção de estratégias de policiamento para se atingir o objetivo de redução criminal e a consequente melhoria da segurança social. Intensificação do policiamento, policiamentos específicos e estratégicos, operações em áreas críticas e treinamento técnico do pessoal foram realizados. Contudo, diante da experiência e da observação policial militar, concluiu-se que os cidadãos poderiam em muito contribuir na construção dessa nossa sociedade ainda mais segura e pacífica.
Nesse cenário, surgiram as primeiras cartilhas de segurança do 13º BPM. Foi nomeada uma comissão, constituída por três policiais militares, um aspirante a oficial PM, um subtenente e um cabo, para criação e produção das cartilhas de segurança urbana e rural. Foi utilizada uma linguagem de fácil compreensão e o sistema de ´´regras de segurança´´, para ocasionar ao leitor a sensação de que ele de fato ´´deve adotar´´ os procedimentos mencionados nas cartilhas. Isso pois, aos destinatários das cartilhas é a quem cabe a maior parcela de responsabilidade à partir de agora, devendo nossos cidadãos de fato utilizarem os procedimentos, não as deixando de lado, tendo-as como um guia para sua segurança própria, de seus amigos e de suas famílias.
O 13º batalhão de polícia militar, em conjunto com nossos cidadãos, adotando as regras de seguranças previstas nas cartilhas, conseguirá progredir ainda mais na prestação qualitativa de segurança pública em Paranaíba e região. Esperamos pois, que nossos cidadãos utilizem as regras para a vida toda e de tal modo colaborem conosco nessa luta diária, afinal como expressa a Constituição da República Federativa do Brasil; ´´a segurança pública, dever do estado, direito e responsabilidade de todos´´!
O 13º BPM pede ao cidadão que, caso tenha conhecimento, comunique imediatamente à polícia militar relativamente às ocorrências criminosas em Paranaíba. Várias prisões e apreensões têm sido realizadas graças ao trabalho conjunto da sociedade com a polícia militar! Essa atitude preserva sua segurança, de sua família e de toda a sociedade. Denuncie possuidores de armas de fogo ilegais, pois, comprometem e expõem à possibilidade de danos desastrosos e irreversíveis a sociedade brasileira. Tais situações, inclusive, podem subsumir a pretensão da realização de outros crimes gravosos, como homicídio, roubo e outros. Faça seu papel de cidadão. Denuncie!
13º BPM, compromisso com a sociedade, com a segurança, com você!
Assessoria de Comunicação do 13º BPM
Sinais caracterizadores e determinantes são demonstrados na reportagem somente mediante autorização expressa das partes envolvidas. Em respeito ao direito de imagem, aos princípios jurídicos, às normas, à legislação e à garantia dos direitos humanos.
Publicações oficiais do 13 Batalhão de Polícia Militar acesse;
Site: hom.pm.ms.gov.br
Facebook: 13 Batalhão de Polícia Militar – PMMS
Publicação autorizada desde que citada a fonte











