Dourados (MS) – Em mais uma semana letiva do Curso de Formação de soldados da Policia Militar, no polo de Dourados (CPA1/3° BPM), os Alunos-Soldado PM receberam uma instrução importante para o dia a dia da atuação policial.
Sobretudo a disciplina trata-se de Defesa Pessoal com o uso de Tonfa.
Antes de mais nada, a PM tem a incumbência de realizar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, com base no § 5º do art.144 da CF/1988. Essa ação visa inibir a desordem e a prática de ilícitos.
Entretanto, nos casos em que não seja possível a manutenção da ordem, o agente de segurança pública tem a prerrogativa do uso diferenciado da força. Esse quesito é legalmente amparado pela Constituição Federal e pelo código de conduta para os funcionários responsáveis pela aplicação da lei.
Leia também:
Drone é apreendido quando levava celulares para dentro de presidio em Dourados
Além disso, a técnica de defesa pessoal encontra-se descrita entre os níveis do uso diferenciado da força. Com isso a força deve ser aplicada para controle de contato por meio de técnicas menos contundentes e controle físico com técnicas mais contundentes.
Uso diferenciado da força
Neste sentido, outra técnica de uso diferenciado da força é o controle com Instrumento de menor potencial ofensivo, dentre esses instrumentos encontra-se a tonfa.
Contudo ela pode ser definida como um instrumento que auxilia na defesa do agente, e que se empregado com imperícia pode causar lesões graves ou fatais.
Destarte, durante as aulas práticas os alunos receberam instruções acerca do uso correto do instrumento, sendo abordados diversos aspectos como:
Porte e saque da tonfa;
Empunhaduras;
Situações de risco;
Preparação para o confronto;
Movimentos básicos;
Posições de combate;
Defesas, ataques e técnicas de imobilização.
Portanto vale ressaltar que a utilização dos níveis de uso diferenciado da força por agentes de segurança pública devem obedecer a uma classificação comportamental do indivíduo.
A partir dessa premissa o agente faz a opção do uso da técnica adequada.







