Aquidauana (MS) – Nesta madrugada (20), por volta das 02 horas, a equipe PM do Getam (Grupamento Especializado e Tático em Ações Motorizadas) realizava rondas na área central da cidade de Aquidauana, ocasião em que escutaram sinais sonoros de alarme que, pelo sinal que produzia, conduziu os militares até um estabelecimento comercial com sinais de arrombamento (Loja de artigos masculinos e femininos com as portas de vidro, completamente quebradas). Em ato contínuo,os policiais realizaram o adentramento tático e varredura pelo local. Durante as buscas, chegou um casal e se identificou como proprietários da Loja.
Após deixar o local em segurança, a equipe acompanhou o casal até o cômodo onde ficam armazenadas as imagens do circuito interno de monitoramento. Com essas imagens foi possível visualizar; três indivíduos envolvidos no furto, sendo que dois quebraram os vidros e adentraram à Loja recolhendo todo material – roupas e calçados – que conseguiram carregar, enquanto isso o terceiro autor permaneceu em um veículo Fiat Strada estacionado esperando os comparsas e os produtos subtraídos. Em posse desses dados, o Getam iniciou diligências e estendeu as buscas pelo suspeitos até às 08 horas da manhã, horário eu que as equipes do Getam, Rotai (Ronda Ostensiva e Tática do interior) e A.L.I (Agência Local de Inteligência) somaram esforços em torno de uma solução para o caso.
Durante todo período da manhã, enquanto as equipes do Getam e Rotai davam continuidade às diligências, componentes da A.L.I retornaram ao local do fato e checaram mais uma vez as imagens de monitoramento e, desta vez, com auxílio dos comerciantes vizinhos ao estabelecimento arrombado, conseguiram imagens mais nítidas, fato que propiciou a identificação dos autores e do veículo utilizado no crime. As informações levantadas foram repassadas às equipes operacionais que intensificaram as buscas aos envolvidos no furto.
Por volta das 12 horas de hoje, a equipe Rotai logrou êxito em localizar o veículo Fiat Strada trafegando pela Rua Duque de Caxias. Os militares realizaram acompanhamento tático e a abordagem ao veículo e ocupantes (os autores de 21 e 35 anos). Durante vistoria ao veículo, foram encontrados vários dos artigos furtados, o que motivou os autores a confessar o crime e indicar o “paradeiro” do terceiro criminoso, bem como dos demais materiais subtraídos.
No endereço indicado, os Policiais Militares encontraram os demais artigos furtados e, apesar do autor ter se evadido antes da chegada da PM, foram encontrados documentos pessoais que possibilitaram sua identificação. Diante das evidências, os autores detidos, foram encaminhados à Delegacia de Polícia para as providências legais. Da mesma maneira, todo material recuperado – avaliado em torno de R$ 8.000,00 (oito mil reais) – também foi encaminhado à Delegacia para que seja restituído ao seu legítimo proprietário.
“Foi uma ação conjunta do Getam, Rotai e A.L.I, pois juntos, somaram esforços para elucidar o crime. A sociedade merece essa resposta imediata por parte da Polícia Militar e nossos policiais estão comprometidos em dar tal resposta, tanto que um Cabo do Getam, mesmo ao sair de seu plantão, continuou as diligências em seu veículo particular e foi graças ao empenho de todos, que conseguimos ter um desfecho positivo” – comentou a comandante das equipes envolvidas.
Acompanhe nossas publicações pelo site http://hom.pm.ms.gov.br/ ou pelo Facebook https://www.facebook.com/pmaquidauana
Assessoria de Comunicação Social, CPA-3








