Campo Grande (MS) – Através de uma parceria entre o Departamento Estadual de Transito e a Polícia Militar, crianças do Centro de Educação Infantil do Detran iniciaram na manhã desta quarta-feira (14/09) as atividades de prevenção desenvolvidas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Os policiais Proerd trabalham com o currículo previsto para a Educação Infantil e atenderá 23 alunos do maternal II e Pré I, atingindo crianças com idades entre 3 e 5 anos.
No primeiro dia de aula as crianças apresentaram um grande interesse em aprender sobre o tema: “para quem você pode ligar em caso de emergência”? Eles aprenderam sobre a importância dos números de emergência 190 (Polícia Militar), 192 (SAMU) e 193 (Corpo de bombeiros) e quando devem ligar para esses atendimentos. Os policiais apresentaram para as crianças a definição de “emergência” explicando que é “qualquer situação em que a criança ou outra pessoa estiver gravemente ferida ou correndo perigo”. As crianças foram orientadas de que somente devem acionar um número de emergência em casos reais e que não devem utilizar esses serviços para passar trotes ou fazer brincadeiras.
O conteúdo curricular para a educação infantil traz um enfoque voltado especialmente para a segurança pessoal com orientações de como evitar situações de risco no trânsito, locais de aglomeração pública, e, cuidados corretos em caso de ocorrência de fatos inesperados. O currículo é aplicado de forma didática e lúdica, com a utilização de cartazes com ilustrações adequadas para a idade dos alunos, músicas, filmes e brincadeiras. Durante oito semanas a 1º Sgt PM Orlanda e a 3º Sgt PM Marta estarão desenvolvendo o currículo infantil levando às crianças a uma viagem de como se manterem responsáveis e seguras.
Assecom Proerd










