Polícia Militar de Miranda (7ºBPM) auxilia família ribeirinha vítima da enchente e caso vira notícia na cidade

  • Publicado em 15 jan 2016 • por •

  • 6f6f5818-32f7-48f6-aca1-aef6eeb50a0f

    Foto tirada hoje pela manhã. O local do resgate está situado após a casa de madeira ao fundo da foto.

    Aquidauana (MS) – Na noite de ontem (14), por volta das 23h, a Central de Operações Policiais da cidade de Miranda recebeu um chamado, via 190, onde a vítima, uma senhora de 68 anos relatou morar próximo às margens do Rio Miranda e que devido à voracidade da enchente as águas subitamente invadiram sua residência. Disse ainda que estava acompanhada de uma jovem de 18 anos, um adolescente de 13 anos e três crianças (de 10, 2 e 1 ano). Que todos estavam desesperados com a situação, que o nível da água já alcançava a altura do tórax, que o local era de difícil acesso e pela proximidade do rio e da mata ciliar poderia haver cobras e jacarés nas imediações do imóvel. Relatou, ainda, que estavam todos temerosos e que a PM seria o último recurso, haja vista que haviam tentado contato com outros órgãos públicos, porém sem sucesso.

    72dbafce-8396-4fa9-9f05-7dd5eccf4f61

    A enchente avança rapidamente, no período da tarde a rua de acesso ao local já havia sido tomada pelas águas impossibilitando o tráfego.

     

    7ac5face-beac-4884-ad68-330e38efa100

    Imagem flagrada por um morador, o resgate se deu além do alcance das lentes do fotógrafo.

    A guarnição PM composta por um Sargento e três Soldados chegou rapidamente ao local e constatou a situação, que era crítica e de alta complexidade. Mesmo sem meios logísticos adequados, os militares adentraram as águas e removeram um a um dos ocupantes da residência em seus braços. Em seguida todos foram encaminhados ao Parque de Exposições Rurais onde se reúnem os desabrigados, vítimas da enchente do Rio Miranda.

     

    a634ca72-9bef-488e-8ca0-309b447b11d4

    Família abrigada no Parque de exposições Rurais

    O caso teve grande repercussão na cidade, uma rádio local noticiou a postura dos policiais e entrevistou na manhã de hoje (15) a senhora que foi socorrida ontem à noite. “Depois que ligamos pra Deus e o mundo, sem retorno resolvemos ligar pra PM. Sabemos que esse tipo de situação não é responsabilidade deles, mas graças à coragem desses policiais estou aqui com minha família para agradecê-los. Se eles não tivessem ido lá e ajudado a gente só Deus sabe como estaríamos agora, são enviados de Deus aqui na terra. E ainda fizeram uma vaquinha e compraram alguns itens de alimento e higiene pra gente” (sic) – disse emocionada, a vítima de 68 anos, em entrevista ao radialista. – complementou a senhora.

     

    3262096a-0651-4390-8aa9-0f6455e04e85

    Soldado Arilson em entrevista à Rádio Vida

    Não foi fácil retirar as pessoas do interior da casa, elas tinham muito medo da correnteza nos levar pro lugar mais fundo, com isso as vítimas se agarravam firme à gente. Foi muito complicado porque não tínhamos bote ou qualquer outro equipamento para auxiliar no resgate, mas sem muita opção e mesmo sem equipamentos tínhamos que tomar alguma atitude, o jeito foi improvisar. Ainda bem que teve gente que viu a movimentação e a nossa dificuldade e nos ajudou no resgate” – finalizou o Soldado Arilson em entrevista a mesma rádio.

     

    Assessoria de Comunicação Social – CPA-3 / 7ºBPM

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Categorias :

    Geral

    Veja Também