Campo Grande (MS) – O 10º Batalhão de Polícia Militar apresentou os resultados dos trabalhos realizados no decorrer do ano de 2015, em que foram realizadas operações, rondas, abordagens, dadas orientações e prestados os atendimentos de ocorrência de naturezas diversas, conforme solicitações feitas pela população, via telefone 190.
O saldo dos doze meses do ano passado foi de: 561 foragidos da justiça presos; 1.516 indivíduos conduzidos até as delegacias; 165 armas de fogo apreendidas; 594 veículos recuperados; 6.950 quilos de entorpecentes apreendidos. No período foram feitas 159 operações policiais, com o número de abordagens de 10.955 veículos, e 23.365 pessoas. Quando comparados com o ano anterior, os resultados apresentam queda nos índices de violência, destacando o crime contra a vida, onde houve diminuição de 40% no número de homicídios (de 53 para 32), conforme registrado nos boletins de ocorrência confeccionados pela PM.
Para o ano de 2016 estão sendo feitos novos estudos e mapeamentos dos locais que demandam maior atenção, onde serão intensificadas rondas e operações, com a realização de abordagens e checagens, no intuito de orientar os populares e de coibir o cometimento de crimes, sob a égide da filosofia de polícia comunitária.
Além de dar continuidade aos projetos sociais que já vêm sendo desenvolvidos – como o Projeto ReAÇÃO – o comando do 10º BPM investirá em outras iniciativas, buscando uma interação cada vez maior com a comunidade. Serão feitas reuniões com os membros dos Conselhos Comunitários de Segurança (CCS), com o fim de ouvir sugestões, trocar experiências e de elaborar planos de atuação para um policiamento mais eficaz. Também terá continuidade o trabalho de policiamento comunitário que vem fortalecendo vínculos cada vez mais próximos entre a PM, moradores e comerciantes.
A área de atuação do 10º BPM, que se localiza na região sudoeste da capital do MS, incluindo o distrito de Anhanduí, conta com realidades bastante contrastantes, sendo que cada perímetro exige formas de atuação diversificadas, para que os trabalhos tenham maior grau de eficiência. Se faz necessário um constante monitoramento de toda a região, com observação das variáveis de cada localidade, para permitir que os policiais possam atuar com agilidade e precisão. Todos os membros da tropa estão empenhados e prontos a não medir esforços no combate à criminalidade, zelando pela proteção da comunidade, preservando a ordem pública e garantindo ambiente de paz e harmonia para toda a comunidade.







