Campo Grande (MS) – A Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul completou 13 anos de existência, em comemoração ao aniversário foi promovido um almoço por parte de seus integrantes. A celebração ocorreu na manhã de hoje (18/05), no Clube de Oficiais.
A Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, nasceu efetivamente fruto de um projeto que já havia sido tema de discussões em Trabalho de Conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO no ano de 2005, na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP, em que Oficiais e o Comando da instituição já vislumbravam a necessidade de um órgão corregedor a exemplo de outras Policias Militares.
Por meio do Decreto Estadual 12.068 de 24 de março de 2006 foi instituída a Corregedoria no âmbito da Policia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul com a finalidade de garantir a manutenção da disciplina e a apuração de infrações criminais militares, disciplinares e administrativas dos integrantes da Corporação.
Embora o ato do Governador do Estado tenha ocorrido no ano de 2006, o marco legal embrionário da Corregedoria foi necessariamente uma Portaria do Comandante-Geral da Policia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul do ano de 2005 datada de 19 de maio de 2005. O primeiro Corregedor da PMMS foi o Coronel PM Jaime Lopes Flores, no período de 07 de julho de 2005 a 09 de janeiro de 2006.
Nos treze anos de serviços realizados, a Corregedoria-Geral da PMMS segue trabalhando de modo a preservar a excelência e a qualidade nos padrões de procedimentos dos policiais militares, visando promover a justiça e o respeito aos direitos humanos.
Entre as diversas atribuições da Corregedoria-Geral da PMMS, destacamos a de promover a apuração das infrações penais militares, nos termos da Constituição Federal e da Lei Federal nº 9.299, de 7 de agosto de 1996, as transgressões disciplinares atribuídas a policial militar da ativa ou inativo, independentemente de sua lotação, cargo ou função que ocupe ou exerça, na própria Corporação, em outro Poder, órgão ou entidade da administração pública.

O atual Corregedor-Geral, Coronel PM Voltaire Flamarion Garcia Diniz, com grande satisfação enalteceu o trabalho desempenhado por todos os membros da Corregedoria-Geral da PMMS e, na oportunidade parabenizou o Corregedor-Adjunto da PMMS, Tenente-Coronel PM Luís Fernando Lopes de Carvalho, que esteve por 12 anos trabalhando na Corregedoria-Geral da PMMS e que assumirá o comando da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar, recebendo também o Elogio de Oficial Superior, pelos trabalhos realizados não só na Corregedoria da PM, como também pelos seus quase 28 (vinte e oito) anos de serviços prestados a instituição policial militar.

O Comandante-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, parabenizou a todos os integrantes da Corregedoria-Geral da PMMS por todo esforço e trabalho árduo realizado em prol da corporação, cumprindo com seus deveres, sempre observando os princípios morais e éticos, honrando a todos os policiais que trabalham de forma honesta e exemplar, e no ensejo, desejou ao Tenente-Coronel Luís Fernando Lopes de Carvalho, sucesso no comando da 12ª CIPM em São Gabriel do Oeste.
Estiveram presentes várias autoridades, dentre elas, o Comandante-Geral da PMMS, coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, o Chefe do Estado-Maior-Geral da PMMS, coronel PM Paulo Rogério de Carvalho Silva, o atual Corregedor-Geral da PMMS, Coronel PM Voltaire Flamarion Garcia Diniz, o Comandante do Comando de Policiamento Metropolitano, coronel PM Wilson Sérgio Monari, Tenente-Coronel PM Wellington Klimpel do Nascimento, o Coronel PM Divino Lopes de Faria, o ex Corregedor-Geral, coronel PM José Gomes Braga, o Presidente da Associação dos Oficiais da PMMS, coronel PM Alírio Vilassanti Romero, e o ex Corregedor-Geral, coronel PM Washington Geraldo Francisco de Oliveira.







