(Campo Grande-MS) – O Batalhão de Polícia Militar de Trânsito – BPMTran divulgou nesta terça-feira (03) dados estatísticos referentes ao primeiro semestre de 2018.
Durante os seis primeiros meses do ano houve aumento na fiscalização, principalmente da Lei Seca em toda a capital. Somente esse ano já foram realizadas 258 operações de trânsito, enquanto que em todo o ano de 2017 foram realizadas 264.
Em relação à alcoolemia em 2018, 634 pessoas foram autuadas por dirigirem sob influência de álcool ou por se recusarem a realizar o exame de alcoolemia por meio do Etilômetro, popularmente conhecido como teste do “bafômetro”.
Outro dado que chama atenção são os números de pessoas não habilitadas que foram flagradas conduzindo veículos em via pública. Até o momento, 1.963 pessoas foram autuadas administrativamente por dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir, infração de trânsito de natureza gravíssima. Tal conduta pode se tornar crime do artigo 309 do Código de Trânsito Brasileiro, caso o condutor gere algum perigo de dano em via pública, com detenção de seis meses a um ano, ou multa.
No primeiro semestre, infelizmente 41 pessoas foram vítimas fatais de acidente de trânsito na capital. No entanto, houve uma redução de 10,12% nos números de acidentes. Foram registrados 5.076 acidentes de trânsito na capital e no ano anterior foram 5.648. Nos casos de acidentes com vítima a redução é ainda maior, esse ano foram registrados 2.294 acidentes e em 2017 foram 2.818, o que representa uma queda de 18,59% nos casos de acidentes com vítimas.
Segundo o Comandante do BPMTRAN, Tenente-Coronel Franco Alan da Silva Amorim, mesmo com os índices em queda, a violência no trânsito de Campo Grande é muito grande, portanto é preciso haver uma mudança de comportamento por parte do cidadão para que possamos diminuir os altos índices de acidentes e mortes. O comandante afirma ainda, que as operações estão sendo realizadas todos os dias, tanto no centro, quanto nos bairros e aos finais de semana são intensificadas, com foco na Lei Seca.
ASSECOM BPMTran