Jardim (MS) – Nesta primeira semana do mês de junho, o Programa Mulher Segura (PROMUSE) tendo como executora a CB PM Rosane, deu início a várias atividades sobre a Campanha Estadual de Combate ao feminicídio, instituído pela lei 5.202/2018, de autoria do Executivo Estadual.

O trabalho se iniciou com várias palestras sobre o assunto: “Combater o feminicídio é responsabilidade de todos nós”. E nesta sexta-feira (07/06), a Polícia Militar, juntamente com a Rede de apoio CRAS, CREAS, ASSISTÊNCIA SOCIAL, Patrulha Mirim, entre outros, realizou uma grande Blitz Educativa, com entrega de panfletos e chamando atenção da sociedade para esse assunto de extrema importância.

Através dessa pauta, foram apresentados dados estatísticos acerca da violência contra a mulher: Apenas nesses cinco primeiros meses do ano de 2019, foram 16 mulheres vítimas de feminicídios, conforme a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). De acordo com levantamento feito pelo G1 MS, as vítimas tinham entre 17 a 56 anos e 76% delas tinham mais de 30 anos. Dos suspeitos, 82% estão presos. Os dados ainda revelam que 76,4% dos crimes aconteceram em cidades do interior do estado, sendo 13 casos, e mais 4 registrados em Campo Grande. Conforme registros, a motivação da maioria dos feminicídios em 2019 teria sido por duas razões: ciúmes ou porque os homens não aceitaram o fim do relacionamento.

“Não podemos aceitar esses números! Precisamos mudar essa triste realidade!”, foi a palavra de ordem ministrada pela palestrante a fim de conscientizar a população acerca desse problema que tanto assola as mulheres brasileiras, mas que, com o trabalho das autoridades e apoio da sociedade, refletirá na mudança dessa triste estatística.

Assessoria de Comunicação Social da PMMS.







