Aquidauana (MS) – Por volta da 01 hora da madrugada de hoje (02), uma equipe de Radiopatrulha realizava policiamento (Ronda Ostensiva) na área central da cidade de Anastácio e recebeu um chamado de atendimento de ocorrência, via 190, onde, segundo o comunicante, havia um homem na grade de proteção da passarela da Ponte Roldão de Oliveira (Ponte sobre o Rio Aquidauana e liga as cidades de Aquidauana e Anastácio, também, conhecida por Ponte Velha). Ainda, segundo o comunicante, o indivíduo demonstrava claramente a intenção de atirar-se ao rio que, devido às chuvas dos últimos dias, encontra-se volumoso e correntoso.
No local, os policiais militares se depararam com a vítima, um jovem de 21 anos, sentado na grade de proteção da passarela, o mesmo estava cabisbaixo, com olhar fixo às águas do rio Aquidauana e por repetidas vezes afirmou sua intenção de cometer o suicídio. Claramente transtornado, ele dizia ter perdido tudo e que não havia mais razão de viver.
Frente a possibilidade de um desfecho trágico e mortal e a situação emocional delicada do jovem, os policiais militares realizaram aproximação sutil e branda, de modo a não assustá-lo e, com isso, incentivá-lo a cumprir seu intento. Com o apoio da equipe PM do Getam (Grupamento Especializado e Tático em Ações Motorizadas) os militares obstruíram o trânsito na ponte e depois de muito diálogo, conseguiram se aproximar o suficiente para tentar uma abordagem física, quando essa distância já era suficientemente segura, um dos componentes o segurou dos braços enquanto outro pegou o jovem pela camiseta e, juntos, retiraram o mesmo do local de risco. Nisso, também, chegou ao local a equipe da Rotai (Rondas Ostensivas e Táticas do Interior) que auxiliou na obstrução do trânsito.
Ainda assim, houve resistência da parte do jovem, que tentou se desvencilhar da equipe e concluir sua intenção de pular, mas todos os policiais envolvidos na ação, juntos, conseguiram imobilizá-lo até que se acalmasse e desistisse do ato.
Em seguida, as equipes de Radiopatrulha de Anastácio, Getam e Rotai conversaram com a vítima, escutaram os motivos que o levaram a tal atitude e em paralelo a esse diálogo acionaram o Corpo de Bombeiros que providenciou a remoção ao pronto-socorro local para as devidas providências.
“Foi tenso, a todo momento o rapaz ameaçava de se jogar nas águas furiosas do Rio Aquidauana, mas com muita calma e técnica conseguimos nos aproximar o suficiente para realizar uma abordagem segura e garantir que o desfecho não fosse a morte. Graças a Deus, e ao esforço conjunto da equipe, conseguimos evitar o pior” – disse o Sargento PM que estava no comando da equipe que atendeu a ocorrência.
O fato chegou ao conhecimento do Comandante do CPA-3 (Comando de Policiamento de Área-3), Coronel Evaldo Mazuy, que mencionou a importância das ações técnicas da Polícia Militar. “Treinamos exaustivamente para desempenarmos o papel de zeladores da vida e do patrimônio das pessoas, mas temos como bem maior, aquilo de mais valioso, a preservação da vida humana. Temos essa ocorrência como de alta complexidade e os Policiais Militares envolvidos conseguiram unir a técnica e discernimento necessários para que o desfecho não fosse trágico” – concluiu o Comandante do CPA-3, Coronel Evaldo Mazuy.
Acompanhe nossas publicações pelo site http://hom.pm.ms.gov.br/ ou pelo Facebook em nossa página https://www.facebook.com/pmaquidauana
Assessoria de Comunicação Social – CPA-3 / 7ºBPM







