Campo Grande (MS) – O Núcleo de Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental de Dourados realizou durante ontem (8) pela manhã, trabalho preventivo de Educação Ambiental para 80 crianças indígenas e para adolescentes da Guarda Mirim da cidade. As atividades educativas trataram sobre várias questões ambientais, tais como, a pesca predatória, sobre a importância da vegetação e todas as questões relativas à flora, como os desmatamentos, incêndios, discussões sobre os resíduos sólidos, fauna, recursos hídricos e solos, entre outros temas.
Durante os trabalhos sobre a fauna, foram expostos animais e peixes taxidermizados, bem como materiais apreendidos em fiscalizações, com discussões sobre a importância do equilíbrio da fauna e os motivos dos animais estarem ali mortos e não na natureza, sendo debatidas as questões da caça, tráfico de animais e sobre as introduções e invasões de fauna, especialmente sobre o Javali, problema recorrente na região.
No período vespertino, dentro da programação de Educação Ambiental continuada durante este mês de março, com a Guarda Mirim de Dourados, foram atendidos mais 95 adolescentes, envolvendo especialmente a questão dos resíduos sólidos. Depois das discussões do tema a PMA e a Guarda Mirim realizaram recolhimento de 200 kg de resíduos em ruas nas imediações de um Parque Municipal. No dia 1 de março, 104 mirins foram orientados sobre as questões dos recursos hídricos.
O objetivo deste trabalho de Educação Ambiental é desenvolver o entendimento dos adolescentes de que o ambiente é um sistema complexo e que, cada ente afetado, prejudica outros entes em forma de cascata. Os trabalhos visam ainda a demonstrar a importância da conservação ambiental, como forma de gerar e manter qualidade de vida ao ser humano.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS
(Contato – MAJOR QUEIROZ) tel. – 3357-1500– 9905-7763 (vivo – Whats App)
9106-8628 (claro) – 8171-4270 (TIM) – 8475-0553 (oi)







