Campo Grande (MS) – Durante fiscalização no rio Paraná, Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas prenderam ontem (19), seis pescadores por pesca predatória. Os infratores, um de 29 anos, residente em Castilho (SP) e cinco de 20, 21, 24, 25 e 29, residentes em Três Lagoas, pescavam nas proximidades da barragem da usina hidrelétrica de Jupiá, naquele município. É crime a pesca a menos de 1.000 das usinas hidrelétricas. Os pescadores ainda utilizavam um petrecho proibido para a pesca, conhecido como “sainha”. Tal petrecho consiste em uma linha, com uma pequena rede amarrada à ponta.
Foram apreendidos nove petrechos proibidos do tipo sainha, três facas, três varas com carretilha, uma vara telescópica, uma garrafa térmica, seis mochilas e 7 kg de pescados diversos (piapara, piau, piranha e lambari).
No momento da abordagem os pescadores tentaram empreender fuga e abandonaram alguns petrechos no rio, porém, todos foram presos. Eles receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Três Lagoas, juntamente como o material apreendido, onde foram autuados em flagrante e saíram depois de pagar fiança. Os infratores poderão pegar pena de um a três anos de detenção. Cada pescador também foi autuado administrativamente e multado em R$ 2.020,00.
A PMA continua com a operação para evitar a pesca predatória e outros crimes ambientais na região. A fiscalização intensificada permite ainda a prisão dos que insistem em desrespeitar a legislação, antes que capturem grande quantidade de pescado, ou que cometam outras degradações ambientais.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS
(Contato – MAJOR QUEIROZ) tel. – 3357-1500– 9905-7763 (vivo – Whats App)
9106-8628 (claro) – 8171-4270 (TIM) – 8475-0553 (oi)








