Aquidauana (MS) – Ontem (21), o Comandante do CPA-3 (Comando de Policiamento de Área – 3) deslocou com sua equipe até a cidade boliviana de “Puerto Suarez”, onde iniciou a tratativa para conduzir de volta ao Brasil, um veículo GM Agile, tomado em roubo dia 09 passado, bem como o casal que praticou o crime (autores confessos do crime).
Entenda os fatos
Dia 09 de março, por volta das 5 horas da manhã, na cidade fronteiriça de Corumbá, um taxista foi chamado para conduzir uma mulher grávida à maternidade (autora de 22 anos de idade), foi durante a “corrida” que o esposo da jovem (autor de 26 anos de idade) anunciou o assalto e, segundo consta, a vítima (senhor de 64 anos de idade) teria esboçado reação, ocasião em que o autor desferiu uma facada na região do pescoço, fazendo com que a vítima viesse a óbito no local.
Em ato contínuo, os autores, se refugiaram na Bolívia, onde permaneceram escondidos até sábado, quando equipes da Polícia Boliviana (Diprove e Polícia Nacional), os localizaram juntamente com o veículo. O homem foi preso em um Distrito Policial, já a mulher permaneceu internada sob escolta, pois teve um princípio de aborto, ambos localizados e presos na cidade boliviana de “Puerto Suarez”.
A relação entre os países vizinhos
A relação de amizade e respeito entre as cidades fronteiriças do Brasil e Bolívia estão bem alicerçadas e, neste contexto, pode se dizer que as Polícias são parceiras. Essa relação ficou muito mais acentuada quando, em 2011, o Coronel Evaldo Mazuy comandou a PM de Corumbá. Naquela época, enquanto Comandante da unidade, estabeleceu uma relação de amizade mais forte e consolidada, de modo que, neste sábado (19) quando os autores foram detidos, juntamente com veículo, as autoridades policiais bolivianas, afirmaram que, respeitados os procedimentos legais daquele país, entregariam autores e o veículo ao “Comandante Mazuy”.
Atualmente à frente do comando do CPA-3 (Comando Policiamento de Área – 3, responsável por toda região Oeste do Estado, o que incluí o Batalhão de Corumbá), Coronel Evaldo Mazuy, deslocou, com sua equipe, até a Bolívia onde manteve contato com as autoridades daquele país, bem como com o consulado Brasileiro em terras bolivianas.
A entrega dos autores e do veículo
Após as reuniões e entendimento dos aspectos legais inerentes ao caso, o autor – homem de 26 anos – foi retirado de uma das celas da Polícia Nacional e colocado em uma viatura do Diprove (Polícia boliviana semelhante a Polícia Civil brasileira). A autora – jovem de 22 anos, que estava sob escolta policial, internada com princípio de aborto, em uma unidade de saúde (Hospital Municipal “San Juan de Dios”), também situado em “Puerto Suarez” – foi remanejada à uma unidade móvel do Corpo de Bombeiros Militar.
Por volta do meio-dia, as Polícias de ambos os países estavam na “região aduaneira e de relações exteriores”, localizada na fronteira entre Bolívia e Brasil. A situação burocrática para extradição dos acusados perdurou até por volta das 18 horas, mas o desfecho final do episódio foi a liberação dos autores à Polícia Militar que, sob os cuidados do Coronel Evaldo Mazuy, foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Corumbá para as providências legais.
“Sempre buscamos o entendimento e a parceria entre as forças policiais, seja esta, Polícia Civil, Polícia Federal ou Polícia Boliviana. Essa característica de “parceria” ficou muito bem marcada quando estivemos à frente do Comando de Corumbá em 2011, com isso, conquistamos o respeito e a amizade dos agentes de segurança pública boliviana, de modo que, quando eles prenderam os autores, nos contataram propondo a entrega destes e do veículo. Apesar do lisonjeio da oferta e confiança, ponderamos muito a respeito, consideramos fatores legais, tais como as atribuições de cada polícia, mas ao final concluímos que entre as forças policiais não há vaidades, há apenas o objetivo comum de atender a comunidade e de promover a feitura da justiça, os interesses da coletividade se sobrepõe aos institucionais e, nesse caso, justiça foi feita conforme prevê a Lei e a segurança pública do estado deu uma resposta à comunidade Corumbaense” – disse o Coronel Evaldo Mazuy
Aqui você fica sabendo primeiro! Acompanhe nossas publicações pelo site http://hom.pm.ms.gov.br/ ou pelo Facebook em nossa página https://www.facebook.com/pmaquidauana
Assessoria de Comunicação Social – CPA-3 / 7ºBPM




















