Aquidauana (MS) – Neste mês de março os Policiais Militares que integram os principais “Projetos Sociais do 7ºBPM” participaram de eventos públicos, em parcerias com outros órgãos ou não, no intuito de divulgar as ações sociais da unidade e a preocupação da Polícia Militar em investir no campo da prevenção, pois uma comunidade consciente, bem como sua “casta” jovem, quando bem orientadas de seus direitos e deveres, tornam-se menos vulneráveis às ações da marginalidade.
Patrulha Mirim
“Os projetos sociais do 7ºBPM visam integrar a Polícia Militar e a comunidade, atender seus anseios e necessidades, bem como agir de modo preventivo, ou seja, estar um passo a frente das ações de indivíduos mal-intencionados. Esses projetos, em especial o Patrulha Mirim, atendem crianças e adolescentes e tem por objetivo reforçar os ensinamentos dos pais e das escolas, de modo que eles formem um caráter firme, semeiem a boa conduta e cultivem o respeito às normas, desta forma serão indubitavelmente cidadãos de bem, avessos ao que é errado e apegados ao que é justo e correto. Na intenção de divulgar a abertura da matrícula do projeto para esse ano estamos indo às escolas e a eventos de grande concentração de público, maiores informações podem ser obtidas diretamente na sede do 7ºBPM, na seção de coordenação de projetos” – disse a Sargento Inês, idealizadora do projeto Patrulha Mirim.
Cinoterapia
Cinoterapia (terapia em que se utiliza cães como co-terapeutas) é um projeto recém implantado na área do 7ºBPM em parceria com a Associação Pestalozzi e que busca uma melhor qualidade de vida à pessoas, em especial crianças e adolescentes, com necessidades especiais. Os cães são adestrados e servem como atrativos e uma maneira de estimular pessoas com necessidades especiais a praticar exercícios que buscam o desenvolvimento físico, mental e psicológico do paciente.
O projeto teve como idealizador o Cabo PM Santos e como apoiadores o Sargento PM Acir, a Cabo PM Luciene e o Soldado PM Neto, todos do Canil Setorial/Rotai/7ºBPM. O Cabo PM Santos, possuidor de curso de adestramento de cães, fez contato com civis e militares que já atuam na área da Cinoterapia e trouxe o projeto para a Polícia Militar de Aquidauana, desde então conquistou parceiros e vem conduzindo o projeto na sede da Associação Pestalozzi que, por sua vez, disponibiliza profissionais da área de saúde e pedagógica para o desenvolvimento das pessoas com necessidades especiais.
“Primeiramente tenho que agradecer a Deus por ter me inspirado a colocar em prática esse projeto. Não menos importante, agradecer aos nossos parceiros e principais incentivadores, às equipes do Projeto Aumigão, Projeto Cão Herói, Cão Amigo do Corpo de Bombeiros, nas pessoas de Denilson Barbier e Soldado BM Luís Leite. Eles nos apoiaram e orientaram em nosso projeto e, graças a esse apoio incondicional, hoje concretizamos algo que torna a vida das pessoas com necessidades especiais mais saudável e feliz. Nosso projeto ainda está em fase de implantação e parceiros são muito bem vindos, maiores informações poderão ser obtidas pelo número 3241-6638 com os Policiais do Canil Setorial” – disse o Cabo PM Santos, idealizador do projeto Pelo Amigo.
Mês das Mulheres
Neste mês de março, considerado o mês das mulheres (não somente dia 8 de março como muitos pensam) o 7ºBPM – assim como o Fórum da Comarca de Aquidauana e o Projeto Social Vale Renda – atendeu ao chamado do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) e participou de vários eventos alusivos ao mês da mulher, coordenados pela entidade.
Esteve à frente desses eventos e representando o 7ºBPM, o Sargento PM Geosmar Aparecido Gonçalves, que orientou os participantes (a grande maioria mulheres) sobre os direitos da mulher, sobre a Lei 11.340 (conhecida por Lei Maria da Penha), sobre as ações Policiais relacionadas aos casos de violência doméstica.
Foram realizadas palestras na Escola Cejar (Cel José Alves Ribeiro), ESF do Bairro Santa Terezinha, Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), UFMS, Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, CRAS I, ESF Vila Trindade, Escola Marly Russo, Escola Luiz Mongelli. Além dessas palestras, foi realizada uma blitz educativa com apoio do Grupamento de Trânsito da PM, onde foram ofertados informativos sobre os direitos da mulher e a que órgãos recorrer em caso de necessidade. O cronograma de eventos alusivos ao “mês da mulher” ainda não se encerrou, o encerramento está previsto para o dia 30 de março, nos distritos de Camisão e Palmeiras, onde as mulheres daquelas localidades terão a oportunidade de participar (acesse a agenda completa pelo link; http://www.aquidauana.ms.gov.br/index.php?p=noticia&id=1737)
“A Polícia Militar tem uma grande preocupação com ações de caráter preventivo (aquelas que impedem que o crime ocorra). Outro ponto de grande relevância e porque não dizer, o mais importante, seria a preservação da vida, pois a vida é nosso maior bem jurídico, tutelado pelo Estado e pela PMMS. Considerando, ainda, que em nosso Estado o índice de atendimento de ocorrências relacionadas à violência doméstica é alto e que o policiamento ostensivo não impede esse tipo de ação, pois ocorre no interior das residências e, na grande maioria das vezes, longe dos olhos de terceiros, essas ações de conscientização são necessárias para fortalecer essas vítimas e, com isso, fazer com que se libertem desse ciclo de hostilidade. Por fim, gostaria de parabenizar o CRAM pela iniciativa e agradecer ao Comandante do 7ºBPM, Tenente Coronel Furtado, pela oportunidade de viabilizar nossa participação em algo tão importante” – comentou o Sargento Geosmar.
Cabo Silgueiro – Assessoria de Comunicação Social, CPA-3 / 7ºBPM











