Campo Grande (MS) – Na noite desta terça-feira (29), foram iniciadas as inscrições para os cursos de capacitação profissional do projeto Rede Solidária, em parceria com o Fatec-Senai. O evento ocorreu na sede do Mei-Mei – unidade Ruth Cardoso, localizado no bairro Dom Antônio Barbosa e contou com a presença do coordenador estadual de polícia comunitária, coronel PM Carlos de Santana Carneiro; do comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel PM Emerson de Almeida Vicente; do comandante do pelotão Aero Rancho, tenente PM Luiz Paulo Delazari; da coordenadora do Programa Rede Solidária, Angela Brito; do gerente da unidade operacional do Senai-Campo Grande Marcos Costa; além dos representantes de Conselhos Comunitários de Segurança.
O coordenador estadual de polícia comunitária, coronel Santana, enfatizou, durante o evento, a parceria da polícia militar no apoio que se fizer necessário para que os projetos se encaminhem dentro das previsões e possam se desenvolver na mais absoluta normalidade. O coronel destacou ainda que o tema da segurança pública está diretamente relacionado com qualidade de vida, e que a filosofia de polícia comunitária estará norteando cada vez mais os trabalhos da PM, com ações proativas e participativas, estabelecendo uma ampla integração junto à população.
Estas políticas inovadoras de policiamento vêm se mostrando eficazes no controle dos índices de violência e por isto vêm sendo ampliadas na sua abrangência pelo comando do 10º BPM, que por meio do contato com representantes da sociedade elabora planos de ação orgânicos, que se ajustam de acordo com as demandas de cada região e de cada período.
A coordenadora do Programa Rede Solidária, Angela Brito, anunciou que além dos cursos oferecidos em parceria com o Senai-MS, a partir de abril serão também iniciados em torno de 20 projetos destinados às crianças e aos adolescentes, que poderão ser feitos no contraturno escolar, e que serão voltados à arte, cultura, tecnologia, com cursos de música, dança, computação, entre outros.
Sobre os cursos de qualificação profissional a coordenadora informou que serão ministrados no período noturno, com duração entre três e quatro meses, e que servirão para ampliar as oportunidades de trabalho aos moradores, garantindo assim maior possibilidade de inserção no mercado.
O Gerente de Unidade Operacional do Senai lembrou que a finalidade desses cursos é a de apoiar a indústria local, através da qualificação da mão de obra, e que só no Mato Grosso do Sul já foram formados mais de 76 mil alunos. Nos cursos abertos para esta ocasião estão sendo oferecidas 1.280 vagas em toda a capital, e as aulas serão ministradas nos 28 contêineres distribuídos em diversos bairros de Campo Grande. O Presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Região Central, Adelaido Vila disse que em contato com o presidente da Associação Comercial de Campo Grande, este lhe garantiu que fará o imediato encaminhamentos ao mercado de trabalho de todos os alunos que se destacarem nos cursos.
10º BPM – Sua proteção, nossa missão!







