Campo Grande (MS) – O comando do 10º Batalhão de Polícia Militar divulga os resultados das ações do último semestre, período que compreende a transição da nova gestão, e que coincide também com o desmembramento da área de competência do 10º BPM, que ficou responsável pela região do Anhanduizinho, localizada a sudoeste da capital, e cuja população atual é de aproximadamente 195 mil habitantes.
Por ocasião da criação da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar – que se tornou responsável pela região do Bandeira, que conta com aproximadamente 127 mil habitantes – a área de atuação do 10º BPM foi reduzida, o que provocou diversas mudanças de planejamento, dinamizando as ações e redefinindo o mapeamento dos locais considerados mais vulneráveis, além de permitir uma atualização constante acerca das ocorrências e das demandas da população, o que desarticula a ação de criminosos e infratores.
O foco principal se mantém nos trabalhos referentes ao policiamento preventivo, com o reforço das ações de patrulhamento comunitário, o que amplia os canais de diálogo junto à população, permitindo que a PM permaneça a par de todas as situações ocorridas na área, intervindo de acordo com o que as necessidades se manifestam.
As equipes policiais do 10º BPM, sempre sob a égide da filosofia de Polícia Comunitária, vêm mantendo intenso diálogo com comerciantes, moradores, estudantes, professores, representantes de Conselhos Comunitários de Segurança (CCS) e demais setores da sociedade, obtendo atualizações constantes a respeito dos fatos de cada perímetro. Após o recebimento das informações, são planejadas ações pertinentes aos casos, com o acionamento do apoio que se fizer necessário, seja ele da Agência Local de Inteligência (ALI), da viatura de rádio-patrulha de área, da Força Tática, do Bope, da guarda civil municipal, da polícia civil ou demais instituições ligadas à segurança pública.
Nos últimos seis meses foram intensificadas também as operações na região do 10º BPM, o que em muito contribui para a diminuição dos índices de violência, uma vez que mantém o constante monitoramento das vias e amplia a quantidade de veículos e pessoas abordadas, resultando na prisão de foragidos da justiça, apreensão de armas e drogas e na recuperação de veículos cadastrados nos registros de roubo ou furto.
Os resultados dos trabalhos destes últimos seis meses foram os seguintes:
- 1.700 quilos de entorpecentes apreendidos
- 228 mandados de prisão cumpridos
- 58 armas de fogo apreendidas
- 242 veículos recuperados
- 9.566 pessoas abordadas
- 4.810 veículos abordados
- 545 conduções até as delegacias de polícia civil
Muito embora a área de atuação tenha sido reduzida, a quantidade de ações foi ampliada em relação ao mesmo período do ano anterior, apresentando aumento de 45% no número de pessoas abordadas e de 112% na quantidade de veículos abordados. Os números indicam ainda redução no número de roubos e furtos, de 42% e 41%, respectivamente.
As equipes do 10º BPM não medem esforços na busca pela garantia da ordem pública, se empenhando diuturnamente no sentido de garantir a segurança da população; elaborando planos de ação e realizando intervenções que visam contribuir para que trabalhadores, estudantes e moradores da região do Anhanduizinho possam desenvolver suas atividades com tranquilidade, em um ambiente de harmonia e paz social.







