O Comandante Geral da Polícia Militar Jorge Edgard Judice Teixeira se reuniu na manhã desta sexta-feira (8/04) no Quartel do Comando Geral, com o Diretor da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCOM) Ten. Cel. Thonny Audry Lima Zerlotti juntamente com os gestores e instrutores dos programas e projetos sociais da instituição. O objetivo da reunião foi a discussão do plano de trabalho e apresentação de metas para ano de 2016.
A DPCOM é setor responsável pela coordenação, organização e realização de todas as atividades referentes às ações sociais da pasta de Direitos humanos e coordena os programas e projetos sociais desenvolvidos pela Polícia Militar: Florestinha, Banda de Música Mirim, Bom de Bola, Bom na Escola, Cematran (Centro Educativo de Múltiplas Atividades de Trânsito), Reação, Tiro Adaptado, Equoterapia, Patrulha Mirim e Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas), projetos que se fazem presentes em mais de 40 das 79 cidades do Estado, com o objetivo da proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social
Dentre as metas estabelecidas no planejamento tri-anual 2015/2016 e 2017, a Polícia Militar através da DPCOM, junto a seus parceiros atingiu o índice de ampliação dos Projetos em torno de 30% em 2015, sendo que essa porcentagem foi superada por alguns projetos em regiões específicas. Em 2016 o objetivo é manter o índice de ampliação dos atendimentos entre 20 e 30%. Outra grande conquista foi a formalização dos projetos sociais através da criação da Associação dos Programas e Projetos Sociais da PMMS (ASSP – MS), que em linhas gerais objetiva apoiar com recursos materiais e humanos os projetos educacionais da PMMS.
Os programas e projetos sociais alcançados pela DPCOM na figura do policial militar introduzem valores éticos, institucionais e o reconhecimento da cidadania, nesse sentido, o Proerd é o trabalho de maior destaque principalmente pela abrangência e temática relevante no atual contexto social.
Todas as atividades da DPCOM estão baseadas nas diretrizes da filosofia de Policia Comunitária e atua sempre em parceria com a Coordenadoria de Policia Comunitária, subordinada a Secretaria de Justiça e Segurança Pública.
Com essas ações pontuais e diversas outras a Policia Militar se estabelece como um órgão Constitucionalmente imbuído das missões de preservação da ordem pública, através de estratégias de prevenções, policiamento ostensivo preventivo e medidas operacionais diversas, sempre trabalhando em prol de um único objetivo que é salvaguardar vidas humanas.











