Aquidauana (MS) – Na madrugada de hoje (12), por volta das 03 horas, a equipe PM do Getam (Grupamento Especializado e Tático em Ações Motorizadas) estava no cruzamento das Ruas Estevão Alves Correa e Doutor Sabino em “ponto de atenção/observação” (geralmente um local onde a concentração de pessoas é maior e a PM permanece em observação ostensiva e preventivamente). Foi nesse momento que a equipe presenciou dois veículos em alta velocidade, sendo um Ford/Fiesta de cor azul, seguido por um Fiat/Uno de cor branca, sendo que o condutor do Fiat Uno efetuava disparos de arma de fogo em direção ao veículo à sua frente, o Ford/Fiesta.
Rapidamente os Policiais Militares iniciaram o acompanhamento tático (aquele em que se mantém distância de segurança e com auxilio de sinais sonoros e luminosos emana ordem de parada), mas o condutor do Fiat/Uno se recusava a parar. O acompanhamento durou por alguns quilômetros – imediações da Vila Cidade Nova – e o autor dos disparos conseguiu se desvencilhar da abordagem policial tomando rumo ignorado. Os militares continuaram em diligências, fins de localizar o infrator da lei e lograram êxito visualizando o veículo acerca de 800 metros do local onde ele havia “despistado” a guarnição policial. Novamente desrespeitou ordem de parada e tentou evadir-se, mas em acompanhamento tático o Getam solicitava a parada do autor, que continuou em fuga.
Com apoio da Rotai (Rondas Ostensivas e Táticas do Interior) foi realizado bloqueio policial no cruzamento das ruas Giovani Toscano de Brito e José Duarte, de modo que finalmente foi realizada a abordagem. O condutor foi submetido à busca pessoal e em suas vestes foi encontrada uma cápsula não deflagrada de calibre .38 e um par de luvas cirúrgicas, porém nenhuma arma de fogo foi encontra consigo, tampouco no interior do veículo. Ao ser indagado sobre os fatos, o condutor – homem de 38 anos de idade – disse desconhecer qualquer ação relacionada à disparos de arma de fogo, que o estavam confundindo e que não parou o veículo porque ficou com medo, sentimento que o motivou a fugir.
Foi durante a entrevista (entre a PM e o condutor) que os Policiais Militares receberam a informação de que, na Delegacia de Polícia, havia um casal noticiando crime de tentativa de homicídio. Os militares, então, solicitaram ao abordado que os acompanhasse até a Delegacia, local onde as vítimas, de imediato, o reconheceram como autor dos disparos e mostraram no veículo Fiesta perfurações à bala no porta-malas, no para-choques e na placa de identificação do automóvel . Segundo uma das vítimas – mulher de 24 anos de idade – o autor é seu ex-namorado, não aceita o fim do relacionamento e atentou contra a vida do casal por ciúmes, disse ainda, que o autor é colecionador de armas e pratica tiro desportivo.
Certos da autoria dos disparos e da tentativa de homicídio, as equipes de plantão iniciaram uma “varredura”, por todo o trajeto da fuga, em busca da arma utilizada no crime e, na rua Giovani Toscano de Brito, frente a um terreno baldio encontraram um revólver, marca Colt., calibre .38 com toda sua capacidade de carga deflagrada (seis munições deflagradas). Diante dos fatos, o autor – homem de 38 anos de idade – foi autuado em flagrante pelos crimes de “tentativa de homicídio, desobediência, disparo de arma de fogo em via pública e porte ilegal de arma de fogo”.
O fato, o qual se tinha por encerrado teve um desfecho inesperado quando, por volta das 09 horas da manhã de hoje, populares comunicaram a Polícia Militar, via 190, que em local próximo onde foi realizado o bloqueio policial e a abordagem ao veículo do autor, havia uma segunda arma – um revólver calibre .38, marca Tauros, desmuniciado e que, após checado no sistema, ficou constatado ser de propriedade do irmão do autor. A arma foi apreendida e encaminhada à Delegacia de Polícia, onde o caso segue sob investigação policial para que as responsabilidades penais sejam devidamente apuradas.
Aqui você fica sabendo primeiro! Acompanhe nossas publicações pelo site http://hom.pm.ms.gov.br/ ou pelo Facebook em nossa página https://www.facebook.com/pmaquidauana
Cabo Silgueiro – Assessoria de Comunicação Social, CPA-3 / 7ºBPM









