Campo Grande (MS) – A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul realizou nessa quinta-feira (28/11) a formatura de 180 novos guardas mirins e a promoção de 20 outros mirins do Projeto Atalaia/Tiradentes extensão do Patrulha Mirim no município de Chapadão do Sul, sendo a 1ª Escola no Estado de Mato Grosso do Sul com gestão compartilhada, através da parceria entre a Secretaria de Estado de justiça e Segurança Pública, a Polícia Militar e a Prefeitura de Chapadão do Sul.
O evento teve a participação das seguintes delegações: Projeto Patrulha Mirim da cidade de Figueirão/MS; Projeto Patrulha Mirim da cidade de Juti/MS; Projeto Cematran; Projeto Florestinha; Projeto Reação e a Banda Mirim da PMMS.
A realização da formatura da 1ª turma do Projeto Atalaia/3ª Turma de Patrulheiros Mirins de Chapadão do Sul que leva o nome do Comandante-Geral da PMMS, “Turma Cel PM Waldir Ribeiro Acosta”, foi um grande êxito para a unidade da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar.
Para a Comandante da 4ª CIPM, Tenente-Coronel PM Katiane Almeida de Oliveira Mustafá, é motivo de grande satisfação ver a formação dos alunos que se dedicaram inteiramente ao projeto em parceria com a prefeitura, na oportunidade agradeceu aos militares da unidade pelo empenho em realizar um programa tão especial como o Projeto Atalaia que vem transformando a vida não só das crianças como dos familiares.

Comandante-Geral da PMMS, Coronel Waldir Ribeiro Acosta, se sentiu honrado pela homenagem dos formandos da “Turma Cel PM Waldir Ribeiro Acosta” e destacou que a parceria entre a Sejusp, a Polícia Militar e a prefeitura municipal de Chapadão do Sul vem contribuindo na formação dos alunos, e no ensejo, agradeceu o trabalho realizado pelos policiais militares da 4ª CIPM sob o comando da Tenente-Coronel PM Katiane.
Na presença do Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, do Prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug e demais autoridades, as crianças desfilaram em saudação a bandeira nacional e as autoridades, e representando a turma a oradora Sub-Tenente mirim Naiara Lima Cordeiro falou em nome dos formandos.
O Projeto Atalaia possui estrutura disciplinar hierarquizado semelhante a da Polícia Militar, que busca fazer com que o patrulheiro seja promovido de acordo com o seu aproveitamento e desempenho nas disciplinas, somado o seu rendimento escolar e comportamento.
O projeto tem como objetivo:
- proporcionar aos alunos a integração social, através de atividades educativas, que implicarão na correção de atitudes próprias e alheias;
- desenvolver companheirismo, solidariedade, civismo, responsabilidade, espírito de grupo e liderança ;e resgatar a cidadania, a dignidade humana, a valorização da família
O Projeto Atalaia é uma extensão da escola municipal Carlos Drummond de Andrade, onde são atendidos alunos do terceiro ao nono ano do ensino fundamental, com aproximadamente trezentas crianças, entre meninos e meninas, com idade compreendida entre 08 e 17 anos, no período escolar integral, em apoio e complementação à grade educacional regular, ofertando um conjunto de ações educativas, cívicas e pedagógicas que proporcionem ao aluno um ambiente escolar sadio e estimule o reconhecimento da importância do conhecimento transmitido pela escola, permitindo ao cidadão desenvolver atitudes e incorporar valores familiares, sociais e patrióticos.
O projeto Atalaia resulta na obtenção de bom rendimento escolar além da oferta diversificada de conhecimentos básicos complementares em diversas áreas. Educação de excelência, valores éticos, cívicos, morais, responsabilidade e compromisso, entre outros, são alguns dos princípios norteadores do Atalaia.
Vídeo – Entrevista com o Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, falando sobre o Projeto Atalaia/Tiradentes:
Confira mais imagens do Projeto Atalaia/Tiradentes:
Assessoria de Comunicação Social da PMMS





























