No dia 30 de novembro de 2019, o Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMMS, juntamente com a Instituição do Movimento Brasileiro Específico de Capoeira –IMBÉ realizou
o Ginga Morena 2019, evento de Batizado e troca de graduação da modalidade de Capoeira dos alunos
do Projeto Fazendo a Diferença, dos alunos do Circulo Militar e da Escola Municipal Antonio José Paniago.
O Evento ocorreu no Ginásio de Esportes do Circulo Militar de Campo Grande MS, sede do Grupo IMBÉ-Capoeira Campo Grande-MS. Mais de 200 alunos receberam a suas respectivas graduações.
A atividade contou com a presença do Comandante do CEFAP T.C. Luis Fernando Lopes de Carvalho, do Diretor do Departamento de Departamento de Operações de Fronteira – DOF, o Cel. Marcos Paulo Gimenez, do Presidente do Grupo IMBÉ-Capoeira da cidade de Guraraçai-SP, o Mestre Silvio Marcos da Silva (Cyclone), do Vice Presidente do Grupo IMBÉ – Campo Grande -MS, o Contramestre Fernando Ferro Rossino (Ferrinho), da Diretora da Escola Antonio José Paniago, a Professora Maria Lucia, do Vice Presidente do Circulo Militar, o Coronel EB Tomazela, e do Diretor do Projeto Fazendo a Diferença – Subtenente Natanael, além dos policiais integrantes do Projeto.
Durante o o evento, o Coronel Marcos Paulo recebeu o titulo de padrinho oficial da instituição do movimento específico de Capoeira IMBÉ da cidade de Campo Grande-MS. O titulo é uma tradição de reconhecimento as pessoas que contribuíram de maneira expressiva com a escola e a arte.
O evento contou ainda com a presença de profissionais pertencentes à outros polos do IMBÉ Capoeira: o Professor Robson (Panda) cidade de Pereira Barreto-SP, o Professor Wagner (Stalone) cidade de Holambra-SP, o senhor Henrique (Tatão) de Araçatuba-SP e do Graduado João Vitor (Twister) de Guaraçai-SP, e os Professores Giovana e Murilo do Grupo Roda de Bamba de Campo Grande-MS.
Durante a solenidade ocorreu a tradicional Roda de Capoeira, momento este em que os profissionais de capoeira jogam com os alunos, observando o conhecimento adquirido durante o ano para assim receber a graduação.
Confira a Galeria de imagens:
A comunidade que tiver interesse em conhecer o projeto, pode entrar em contato no número 3314-7643, ou procurar a administração do projeto no CEFAP, localizado na rua Marina Luiza Splenger, 240, no Bairro Ana Maria do Couto.