Fátima do Sul (MS) – Na manhã desta sexta-feira (06), policiais militares do 14º BPM de Fátima do Sul realizaram juntamente com o CRAM – Centro de Referência e Atendimento à Mulher, uma Blitz de conscientização ao agosto lilás, mês dedicado ao combate à Violência Contra a Mulher.
Na ocasião estiveram presentes autoridades militares, policiais civis e agentes do CRAM, que realizaram entrega de panfletos contendo orientações às mulheres vítimas de violência, com números de telefones e medidas a serem adotadas.
Os dados evidenciam que a violência contra a mulher afeta mulheres de todas as classes sociais, idades, nível de escolaridade, raça e religiões. Pode ocorrer em casa, entre pessoas da família ou entre pessoas que mantenham relações íntimas de afeto, mesmo sem a convivência sob o mesmo teto. O agressor é, geralmente, o marido, namorado ou ainda o pai, irmão, tio, avô.
No Brasil, onde a população feminina sofre violência a cada quatro minutos e em que 43% dos casos acontecem dentro de casa, a necessidade de isolamento social neste período de pandemia pela COVID 19, traz uma preocupação real, pois para mulheres em situação de vulnerabilidade, isso pode ser trágico.
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, desde do início da pandemia a violência contra a mulher sofreu um crescimento de 22%, porém esse aumento não reflete os números reais pelo fato de a maioria das vítimas não conseguirem registrar o Boletim de ocorrência devido ao fato de muitas mulheres estarem em isolamento domiciliar com seus agressores.
Somente na cidade de Fátima do Sul, no ano de 2020 a polícia militar atendeu 42(quarenta e duas) ocorrências de violência doméstica. Desta forma podemos verificar a importância de eventos como o Agosto Lilás, e constata-se a importância de falar sobre esse assunto que aflige tantas
mulheres. Desta forma, torna-se extremamente imprescindível a conscientização das vítimas, bem como o acompanhamento psicológico através do CRAM e também policial, este último desenvolvido pela Polícia Militar através do PROMUSE – Programa Mulher Segura – que faz acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica.
Assessoria de Comunicação Social de Fátima do Sul









