Campo Grande (MS) – Equipes da Polícia Militar Ambiental de Porto Murtinho monitoram cardumes e fiscalizam os rios Paraguai e Apa durante a operação Hot Point, desde ontem (1) à noite e abordaram 14 embarcações em atividade de pesca amadora e profissional, bem como pescadores que praticavam a pesca no barranco do rio, em um total de 46 pessoas fiscalizadas, que pescavam legalmente.
Entretanto, a área de fronteira trata-se de uma região sensível, tendo em vista que, além de pescadores brasileiros, pessoas do país vizinho também praticam a pesca na região e, devido a facilidade de fuga pelo território paraguaio, a fiscalização precisa ser constante. Cumprindo um dos objetivos primários da operação Hot Point que é a proteção dos recursos pesqueiros, a retirada de petrechos ilegais dos rios é fundamental. Até o momento, os Policiais já retiraram e apreenderam nos dois rios, 35 anzóis de galho e quatro cordas de espinhel, medindo 150 metros, com um total de 105 anzóis (vídeo). Os proprietários dos petrechos ilegais não foram identificados.

Petrechos apreendidos.
Uma das maiores preocupações da PMA na prevenção à pesca predatória é a retirada dos rios de petrechos de pesca proibidos que são armados por infratores, principalmente as redes de pesca, os espinheis, anzóis de galho, devido ao alto poder de captura e depredação de cardumes, apesar, da dificuldade de se prender os autores devido ao pouco tempo de exposição para armá-los nos rios e principalmente à noite.
(retirada de espinhel)
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS – (Contato – TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ) tel. – 3357-1500







