Campo Grande (MS) – A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, realizou na última terça-feira(05.10), na Academia de Polícia Militar na Capital, a Solenidade de entrega do “Espadim Tiradentes – arma símbolo dos cadetes”, aos Alunos-Oficiais do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da PMMS.

São 53 Alunos-Oficiais, aprovados em concurso público, que ascenderão ao Quadro QOPM após conclusão do Curso de Formação de Oficiais – CFO.

A solenidade seguiu toda a ritualística militar sendo executada com guarda de honra, banda de música e desfile da tropa.
Os três primeiros colocados receberam das mãos do Secretário da Adjunto da Sejusp, Coronel PM Ary Carlos Barbosa, do Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Marcos Paulo Gimenez e do Comandante da Academia de Polícia Militar, Coronel PM Massilon de Oliveira e Silva Neto, o espadim símbolo dos cadetes.
- Em 1º lugar: Cadete PM Marcos Roberto Santos Faria
- Em 2º lugar: Cadete PM Roger Fabien Pereira Borges
- Em 3º lugar: Cadete PM Erick Ribeiro Bronze
Os cadetes do 1º ano da 2ª turma do CFO, prestaram homenagens aos familiares. Para isso, a senhora Júlia Batista dos Santos, mãe do Cadete Oliveira e a Sra Isabella Santana Tozzi, mãe da pequena Júlia e esposa do cadete Adriano, receberam presentes, como sinal de reconhecimento e afeto a cada familiar dos cadetes.


Em continuidade às homenagens, a turma do 1º ano do CFO agradeceu também, por meio de uma lembrança, às personalidades que os apoiaram , ao longo do período de ingresso e instruções dentro do 2º Curso de Formação de Oficiais realizado em solo sul-mato-grossense, tornando possível a conquista.
Foram homenageados o Comandante-Geral, Coronel PM Marcos Paulo Gimenez, o Subcomandante-Geral, Coronel PM Renato dos Anjos Garnes e o Chefe do Estado Maior-Geral, Coronel PM Nivaldo de Pádua Mello.

Durante a solenidade ainda, o aspirante-a-oficial PM Felipe Ramos Gonçalves prestou seu compromisso junto à PMMS, firmando o propósito de seguir carreira do oficialato no estado de Mato Grosso do Sul. O aspirante Ramos era oficial da Polícia Militar no Estado da Bahia e, ao ingressar no CFO da PMMS teve sua formação anterior validada pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMMS, tendo sido declarado aspirante-a-oficial em 21 de setembro de 2021.
A formação realizada no Estado, possibilita aos futuros Oficiais conhecerem a dinâmica técnica e operacional da PMMS, desde os primeiros passos dentro da Instituição. Os cadetes, que já são Bacharéis em Direito, têm sido forjados para atenderem a sociedade sul-mato-grossense com honra e destemor, tratando a comunidade com técnica e humanidade, para fortalecer a imagem da Polícia Militar e reforçar o compromisso em bem servir o povo do nosso Estado.
Um pouco sobre o Espadim:
O Espadim carrega em si uma simbologia secular, originário da época do Czar Alexander III, que, no comando do Exército Russo, solicitou que seu armeiro forjasse pequenas espadas de aço em comemoração às vitórias em campanhas militares, a serem distribuídas aos príncipes do império, que deveriam portá-las até estarem aptos ao exercício do comando.
Na época, o oficialato era destinado apenas à nobreza, mas, devido o uso constante nas escolas militares pelos jovens aristocratas, o Espadim foi difundido pela Europa, vindo a se tornar peça do uniforme em vários países.
Nas Polícias Militares do Brasil, a arma recebe o nome de seu patrono, Joaquim José da Silva Xavier, sendo conhecido como “Espadim Tiradentes” e entregue aos Cadetes.
Assecom/PMMS













