Dourados (MS) – Na noite desta quinta-feira (11) uma equipe do pelotão de trânsito, do 3° Batalhão da PM, realizava policiamento preventivo e ostensivo na região da Vila Santa Catarina.
Momento em que a equipe policial visualizou um homem, que pilotando uma motocicleta de marca Honda modelo Titan 125 de cor vermelha, em atitude suspeita.
Foi realizado a abordagem ao condutor, um jovem de 21 anos, e ao realizar a checagem da placa no sistema SIGO, foi constatado que a placa não pertencia a motocicleta abordada.
A placa pertencia a outra motocicleta de marca Honda modelo XRE/ 125 Bros. Além deste fato o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O autor foi detido e encaminhado até o plantão de Polícia Judiciária, onde foi autuado por adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Entenda o caso:
A adulteração de sinal identificador de veículo automotor é um crime praticado por condutores de automóveis ou motocicletas, com o intuito de evitar multas.
As placas são adulteradas com a colocação de fita adesiva, pintura ou até mesmo a troca por outra placa pertencente a outro veículo.
Com isso os condutores realizam infrações de trânsito como, exceder a velocidade, realizar ultrapassagem proibidas entre outras, e com a placa adulterada não são notificados, pois a multa é feita para outro veículo, se safando assim das notificações.
A adulteração de placa é realizada também com o intuito de praticar crimes como furtos e roubos. Assim os criminosos cometem delitos e não são identificados, pois a placa identificada não condiz com o veículo usado para cometer o delito.
Esse caso ocorrido na noite de ontem frisa a importância da abordagem policial, pois somente com a experiência de campo dos policiais militares envolvidos, foi possível identificar a necessidade de realização da abordagem.
E através dessa abordagem a equipe policial tomou ciência do delito praticado, punindo o infrator e evitando a realização de outros possíveis crimes.
Leia também:
Canil da PM apoia DEFRON na apreensão de cocaína em Dourados.







