Campo Grande (MS) – Uma operação denominada Veredas, do Instituto Chico Mendes (ICMBio), que é responsável pelas Unidades de Conservação Federais, apoiada pela Polícia Militar Ambiental de Batayporã, IBAMA e a Prefeitura Municipal de Taquarussu retirou mais de 3.000 cabeças de gado da Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná.
O gado foi retirado de 862 hectares de áreas Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e outras áreas com irregularidades, dentro da Unidade de Conservação, que tinham sido embargadas pelo ICMBio e que tinham gerado multa de R$ 8,6 milhões, a um único pecuarista. Também eram construídos drenos em áreas de reserva legal e, inclusive, foi apreendida uma máquina retroescavadeira que realizava drenos durante a operação.
A operação iniciada no dia 18 e que se estendeu até o dia 23 deste mês, atendia a recomendação do Ministério Público Estadual e do Ministério Público Federal, e também realizou vistorias em assentamentos no entorno da Área de Proteção.
Toda a operação transcorreu pacificamente, sem resistências dos proprietários rurais e, segundo o chefe da APA, Erick Caldas Xavier, do ICMBio, os trabalhos de informações e sensibilização realizados pela Prefeitura de Taquarussu junto aos fazendeiros foi fundamental. Ele afirmou que esta foi uma das maiores operações do tipo realizadas no País.
A APA possui 634.523 hectares em 10 municípios de Mato Grosso do Sul e também envolve 15 municípios do Estado do Paraná, perfazendo um total de 1.003.000 hectares. A parte mais importante está localizada dentro do município de Taquarussu, com grandes áreas de Veredas – Áreas de Preservação Permanente. Foi criada para a conservação e recuperação de biodiversidade de Mata Atlântica e reconhecida como área de grande relevância ecológica.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS
(Contato – MAJOR QUEIROZ) tel. – 3357-1500 – 9987-8938 (vivo) – 9905-7763 (vivo)
9106-8628 (claro) – 8171-4270 (TIM) – 8475-0553 (oi)







