Campo Grande (MS) – Nesta última terça-feira (23) o BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) realizou no auditório da Faculdade Estácio de Sá o Lançamento oficial do I Curso de Operações Especiais (COEsp).
O evento contou com a presença do Coronel PM Jorge Edgard Júdice Teixeira, Comandante-Geral da Polícia Militar, do Coronel PM Kleber Haddad Lane, Comandante do Comando de Policiamento Especializado, do Coronel PM Paulo Rogério de Carvalho Silva, Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, do Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, Comandante do Comando de Policiamento Metropolitano, e do Coronel PM Alírio Villasanti Romeiro, Presidente da Associação dos Oficiais Militares, além de comandantes de diversas unidades da capital, do interior, de policiais de diversas unidades da PMMS e de outras instituições coirmãs.
Com o objetivo de melhor preparar os policiais militares para a seleção ao I Curso de Operações Especiais, minimizando lesões e prevenindo acidentes, foram ministradas orientações técnicas por profissionais especialistas em nutrição e educação física. O nutricionista Eric Naegeli, especialista em nutrição esportiva, explanou sobre a necessidade de uma adequada alimentação, hidratação para a prática de uma atividade intensa, bem como, sobre as consequências do uso indiscriminado de suplementos alimentares, enquanto o preparador físico, especialista em fisiologia do exercício, orientou sobre a necessidade de se planejar o treinamento físico, buscando melhorar as capacidades físicas.
O comandante do BOPE – Ten Cel PM Wagner Ferreira da Silva – enfatizou a importância da preparação dos candidatos ao I COEsp, anunciando a elaboração de um programa de orientação técnica, que terá como objetivo preparar o candidato ao curso a se preparar tecnicamente para as provas de habilidades específicas, bem como, de algumas atividades básicas necessárias para melhor aproveitamento do aluno. Clique aqui para conhecer os requisitos para frequentar e a programação estabelecida.
O Comandante-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Coronel PM Jorge Edgard Júdice Teixeira, falou sobre a importância da formação de policiais militares em operações especiais para as funções estratégicas da segurança pública estadual e reforçou a capacidade técnica do BOPE estar à frente desta capacitação de profissionais.
O Curso
O Curso é composto por quatro fases, sendo elas: rústica, policial, técnica e de operações; com duração de 91(noventa e um) dias letivos, carga horária de 1.047 h/a, que pretende qualificar 40(quarenta) policiais militares que ficarão em condições de lidar com situações críticas no âmbito de todo o território estadual, dentre aquelas envolvendo artefatos explosivos, roubos na modalidade “novo cangaço”, e ocorrências com reféns localizados, dentre outras.
Com previsão para início em novembro é marcado por provas técnicas-eliminatórias, que exigem disciplina, resistência à fadiga física, concentração e controle emocional, capacitando o policial para operar nas atividades policiais de alta complexidade.
As inscrições iniciam no dia 19 de setembro de 2016 e os interessados poderão acessar os editais, por meio dos links Edital_COESP_BOPE_INSTRUÇÕES, REGULADORAS, EDITAL_COESP_BOPE, onde terão informações sobre os critérios específicos de seleção e requisitos mínimos para a matrícula no Curso.
Assessoria de Comunicação do BOPE









