Campo Grande (MS) – A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) reforça orientações de segurança para que a população aproveite o Carnaval com tranquilidade, responsabilidade e respeito.
Durante todo o período festivo, equipes estarão presentes em todos os municípios do estado e nos principais pontos de concentração de público nas cidades turísticas, atuando na prevenção, no policiamento ostensivo e no atendimento de ocorrências.
Entre as principais orientações está: “se beber, não dirija”. O consumo de bebida alcoólica reduz reflexos e coloca em risco a vida de quem está ao volante e de outras pessoas. Quem for utilizar transporte por carona deve aceitar ajuda apenas de pessoas conhecidas e de confiança.

A PMMS também alerta para a atenção com objetos pessoais. Celulares, documentos e dinheiro devem ser guardados em bolsas ou pochetes seguras, preferencialmente à frente do corpo, dificultando a ação de furtadores. Outra recomendação importante é não aceitar bebidas de pessoas desconhecidas, evitando situações de vulnerabilidade.
Sempre que possível, a orientação é sair em grupo e evitar andar sozinho em locais com grande aglomeração, especialmente durante a noite ou na dispersão dos eventos.
Identifique o seu filho
Para quem vai curtir a festa com crianças, o cuidado deve ser redobrado. A PMMS orienta que os responsáveis identifiquem os pequenos com pulseiras ou crachás contendo nome e telefone para contato. Antes de sair de casa, também é recomendado tirar uma foto da criança já com a roupa que usará no evento, pois isso pode auxiliar rapidamente na localização, em caso de desencontro.
Além da segurança física e patrimonial, o Carnaval também deve ser um ambiente de respeito. A PMMS reforça que importunação sexual é crime e não será tolerada.
Outra medida preventiva é conversar com a criança e combinar um ponto de encontro. É fundamental orientá-la que, caso se perca, procure imediatamente um policial militar ou um ponto de apoio das forças de segurança.

Não é Não
Roupas, fantasias, maquiagem ou a forma de dançar não são convites para abordagens invasivas. Sorriso não é autorização. Proximidade na festa não significa consentimento. Se a pessoa disser não, qualquer insistência configura desrespeito e pode se tornar crime.
O respeito aos limites é fundamental. Assédio não é paquera, é violência. Quem ultrapassar esse limite poderá ser conduzido à delegacia e responder criminalmente pelos seus atos.
A Polícia Militar estará presente durante todo o Carnaval para prevenir situações de violência, orientar a população e agir sempre que necessário.
Em qualquer situação de risco, desentendimento ou crime, a orientação é procurar a equipe policial mais próxima ou acionar imediatamente o telefone 190.
Assessoria de Comunicação Social da PMMS







