Campo Grande (MS) – Nesta última segunda-feira (17) a comissão avaliadora do Curso de Operações Especiais (COEsp), que será promovido pelo BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS, fez público a relação dos candidatos que tiveram suas inscrições deferidas e estão aptos a prosseguirem no processo seletivo).
Ao todo 70 (setenta) policiais do Brasil se inscreveram, dos quais 48 (quarenta e oito) oriundos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e 22 (vinte e dois) das polícias coirmãs (Polícia Militar do Acre, Polícia Militar de Alagoas, Polícia Militar e Civil do Amazonas, Polícia Militar do Amapá, Polícia da Bahia, Polícia do Mato Grosso, Polícia Militar do Pernambuco, Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Militar de Sergipe e Polícia Militar de Tocantins). Sendo 10 (dez) oficiais dos postos de capitão e tenentes inscritos, 11 (onze) subtenentes/sargentos e 48 (quarenta e oito) cabos/soldados e 01 (um) agente da Polícia Civil do Amazonas.
Após análise da comissão avaliadora 03 (três) policiais militares tiveram seus requerimentos indeferidos, por não preencherem requisitos previstos em edital. Veja no link a relação nominal dos policiais que tiveram inscrições deferidas e estão aptos para prosseguir no processo seletivo.
Os candidatos ainda passarão por exames de saúde, seletivos (eliminatórios), e por testes de habilidades físicas, que ocorrerão nos dias 25 e 26 de outubro para policiais militares de Mato Grosso do Sul e nos dias 31 de outubro, 01 e 02 de novembro para os policiais das coirmãs. Ao todo são 40 (quarenta) vagas disponíveis, que serão definidas pelo melhor desempenho no teste de habilidade física.
O Curso
O Curso é composto por quatro fases, sendo elas: rústica, policial, técnica e de operações; com duração de 91(noventa e um) dias letivos, carga horária de 1.047 h/a, que pretende qualificar 40(quarenta) policiais militares que ficarão em condições de lidar com situações críticas no âmbito de todo o território estadual, dentre aquelas envolvendo artefatos explosivos, roubos na modalidade “novo cangaço”, e ocorrências com reféns localizados, dentre outras.
Com aula inaugural prevista para o dia 07 de novembro o curso é marcado por provas técnicas-eliminatórias, que exigem disciplina, resistência a fadiga física, concentração e controle emocional, capacitando o policial para operar nas atividades policiais mais complexas.
Assessoria de Comunicação do BOPE







