Campo Grande (MS) – Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, realizou na tarde de ontem (01/12), a solenidade militar de Passagem de Comando do Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP) do coronel QOPM Claudio Roberto Monteiro Ayres para o tenente coronel QOPM Marcos Paulo Gimenez.
Participaram da solenidade de troca de comando do CEFAP o Coronel Luiz Carlos Garcia Gomes, representando o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Publica, Comandante-Geral da PMMS, Coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira, Diretor de Ensino Instrução e Pesquisa da PMMS, Coronel Paulo Rogério de Carvalho Silva, comandantes de unidades, chefes, diretores e demais autoridades militares e civis.
Em seu elogio o Diretor de ensino Instrução e Pesquisa da PMMS, Coronel Paulo Rogério de Carvalho e Silva pontuou, “ Sinto-me honrado na condição de Diretor de Instrução, Ensino e Pesquisa, em enaltecer a atitude desse destemido Oficial, que ao acreditar na importância do ensino e na qualificação de nossos policiais, não mediu esforços para a consecução de seus objetivos, formando, aperfeiçoando e habilitando os policiais militar a ascender ao posto ou à graduação subsequente, alcançando mais de 2500 policiais militares: CSP, CAO, (em andamento); CAS CFS, CFC, CFSD (concluídos). Nesse sentido, Cel AYRES, desejo que haja continuidade de seu empenho, energia e motivação à frente da Academia da PMMS, e que seu sucesso seja sempre compartilhado ao lado daqueles que se preocupam com o futuro institucional.”
O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira , falou sobre o desafio de comandar o Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP) , que tem reconhecimento e respeito de toda instituição, agradecendo Coronel Ayres e desejando sorte ao Tenente-Coronel Marcos Paulo.
HISTÓRICO DO CEFAP
ORIGEM
O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul foi criado e ativado em 30 de Março de 1979, através da Portaria nº 003/PM-1/79, de 29 de Março de 1979, sendo designado para o Comando o então CAP PM DURVAL GONÇALVES DE MELO, conforme publicação no Boletim Interno nº 001 de 23 de abril de 1979.
Com a divisão do Estado, e a necessidade de reestruturar a instituição, o Comandante-Geral da PMMS, determinou a ativação do CFAP, que pela Lei Orgânica Básica da PMMS nº 254, de 21 de março de 1981, seu art. 18, inciso I, é classificado como Unidade de Apoio às demais OPMs da corporação.
O CEFAP é um órgão de ensino técnico da instituição, subordinado à ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR, incumbido da formação, da habilitação, do aperfeiçoamento e da especialização profissional de praças.
LOCALIZAÇÃO
Localizado, inicialmente, à Rua 24 de Outubro nº 25, Vila Glória, o CFAP iniciou suas atividades de ensino, onde permaneceu até 01 de março de 1986.
Em 02 de março de 1986 o CFAP foi transferido para um novo endereço, onde funcionava um seminário da Igreja católica, localizado à Rua do Seminário s /nº, no Bairro São Francisco, prosseguindo com seus objetivos de formar e aperfeiçoar os policiais militares do estado, permanecendo até meados de 2002.
Naquele mesmo ano, o Comando Geral da Policia Militar empenhou-se em instalar o CFAP em sede própria, sito à Rua Marina Luiza Spengler nº 240, Bairro Ana Maria do Couto.
Com isso, as melhorias das condições administrativas, de recursos humanos e de materiais proporcionaram condições fundamentais e facilitadoras para o melhor desempenho de sua função primordial que é a formação e o aperfeiçoamento das praças.
Frederico Miranda – Comunicação PMMS
Confira Galeria de Fotos
Créditos Fotos// Frederico Miranda

































