Campo Grande (MS) – Durante o mês de janeiro, as equipes operacionais , do 10º Batalhão de Polícia Militar, sob o comando do Tenente Coronel Emerson de Almeida Vicente, realizaram rondas, abordagens e checagens, que resultaram na prisão de 45 foragidos da justiça e na recuperação de 49 veículos com cadastro de roubo e furto.
No período foram também apreendidas oito armas de fogo, 1,822 kg de drogas, e conduzidas 141 pessoas até as delegacias por envolvimento em ocorrências de naturezas diversas. Dos veículos recuperados, em doze dos casos os mesmos foram localizados de posse de seus receptadores, que foram presos em flagrante.
Na comparação com os números do ano de 2016, é possível mensurar as diferenças nos resultados por conta da ênfase dada aos trabalhos de policiamento preventivo, com a ampliação da realização de operações e o significativo aumento no número de pessoas e veículos abordados.
Em janeiro do ano passado foram abordados 976 pessoas e 388 veículos, e neste ano estes números saltaram para 6005 e 2203, respectivamente, com em torno de 600% de aumento nos dois casos. Igualmente em 2016 foram capturados 32 autores com mandado de prisão em aberto, havendo portanto um aumento de 46% neste ano, com 13 presos a mais; e em relação ao número de veículos recuperados a proporção se mantém sendo 34 em janeiro de 2016 frente aos 49 desde ano. Na comparação, temos ainda 102 conduzidas até as delegacias em janeiro passado, e 141 neste ano, ou seja, um salto de 40%.
Estes números mostram a importância que vem sendo dada aos trabalhos de policiamento preventivo, com a ênfase na ação presença, unida ao monitoramento de toda área, com priorização de rondas e abordagens nos pontos considerados mais problemáticos. Além das viaturas operacionais e comunitárias, há também o apoio da Agência Local de Inteligência (ALI), que subsidia as guarnições com informações acerca das características de cada área e a respeito de denúncias recebidas, já o setor administrativo igualmente presta sua contribuição, com apoio logístico, estatístico e na distribuição do efetivo, de forma a buscar atender toda a região de maneira satisfatória e proporcional.
Este reforço nas ações de prevenção foi iniciado no segundo semestre de 2016 e vai ser mantido neste ano, pois vem garantindo que a Região Urbana do Anhanduizinho mantenha índices controlados de ocorrências criminais, com a expectativa de que se possa cada vez mais atender aos anseios da população de forma a responder o mais rápido possível às diversas demandas existentes.
10º BPM – Sua Proteção, Nossa Missão!
Curta nossa página no Facebook e compartilhe as ações do 10º BPM!







