Amambai (MS) – A idéia para o desenvolvimento da Campanha de Doação de Material Escolar surgiu nas visitas realizadas pelo Projeto Mulher Segura, quando algumas vítimas de violência doméstica, entrevistadas no mês de Janeiro, demonstraram preocupação com a aquisição de materiais escolares para seus filhos, pois não teriam condições financeiras.
Diante dessa demanda, foi decidido junto ao Comando e a Coordenadoria do setor de Projetos Sociais da 3ª CIPM iniciar uma campanha para arrecadação e doação de materiais escolares, onde a instituição Polícia Militar serviria como mediadora entre o cidadão disposto a realizar a doação e aqueles que apresentavam a necessidade de receber os materiais doados.
Entre os dias 20 de janeiro e 10 de fevereiro, foi disponibilizada uma caixa para recebimento das doações na recepção da 3ª CIPM, mobilizando inicialmente o efetivo da 3ª CIPM e posteriormente a toda comunidade através de divulgação pela mídia escrita e falada.
Recebemos objetos reaproveitados, como mochilas em ótimo estado de conservação e principalmente materiais novos, como cadernos, lápis, borrachas, apontadores, canetas, lápis de cor, colas, dentre outros, com os quais foram montados ‘kits’.
Por fim, a Campanha de Materiais Escolares de 2017 atendeu 45 crianças e adolescentes e serviu para incentivar as mães e pais a manterem seus filhos na escola. Para as crianças e adolescentes a quem foi destinado o material, serviu de motivação para continuarem os estudos, iniciando as aulas com a dignidade de ter em mãos seu próprio material escolar.
Junto com a iniciativa para arrecadar materiais escolares, iniciamos as campanhas permanentes de doação de alimentos não perecíveis e de roupas e sapatos. Tais campanhas visam arrecadar junto efetivo da Polícia Militar, seus familiares e pessoas da sociedade, e repassar para as pessoas atendidas pelo Projeto Mulher Segura, pelo PROERD e no serviço rotineiros das guarnições de serviço que apresentarem alguma necessidade emergencial, seja falta de comida ou vestimenta. Para a efetivação dessas campanhas também foram dispostas caixas na recepção da 3ª CIPM.
As campanhas, como ações comunitárias, visam aproximar ainda mais a Polícia Militar da comunidade amambaiense. O estreitamento dos laços aumenta a confiança da comunidade na polícia e corrobora na prevenção, pois as situações de vulnerabilidade , que são atacadas com essas campanhas, muitas vezes dão origem ao uso de drogas, violência e ao cometimento de crimes de toda ordem.
A 3ª CIPM agradece a todos pelas colaborações e reitera que as campanhas de alimentos não perecíveis e de roupas e sapatos é permanente e as doações podem ser feitas na recepção da 3ª CIPM.
Assecom – 3ª CIPM







